O mito das Danaides

OPINIÃO - Raul Borges Guimarães

Data 20/08/2023
Horário 05:18

 

Chove lá fora. Um vento frio uiva e faz lembrar que ainda estamos no inverno. Há riscos de granizo nos bairros rurais e corte de energia em algumas áreas da cidade. Dizem que um novo ciclone extratropical se formou na costa do Rio Grande do Sul e provocou fortes temporais em áreas da Região Sul. Uma frente fria se formou a partir deste ciclone e avançou em direção à São Paulo e Mato Grosso do Sul. As chuvas causam estragos em vários pontos do estado. Essa sucessão de eventos atmosféricos que se repetem ano após ano nos conectam a um tempo cíclico que parece não ter fim.  Fico imaginando a nossa insignificância diante de processos numa escala continental. Estamos falando de interações entre as águas oceânicas e as massas continentais como se houvesse uma conversa entre o Pacífico e o Atlântico, mediada pela Senhora América do Sul. Aqui não passamos de um mísero pontinho no mapa do mundo!

De fato, em março deste ano foi confirmado o fim do fenômeno “La Niña” (caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial) após três anos de duração com diversos eventos extremos (secas prolongadas, inundações, tempestades), o que indicava o início de condições de neutralidade. Mas os meteorologistas registraram entre abril e maio um rápido aquecimento das águas do Pacífico e intensificação da interação oceano-atmosfera, confirmando o início do fenômeno “El Niño”, como declarado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Como o “El Niño” altera os padrões de transporte de umidade, assim como das temperaturas e distribuição das chuvas, lá vem mais secas prolongadas, calorão e a intensidade de temporais devido à concentração das chuvas em poucos dias! Afinal, fazemos parte de uma zona de transição entre o sul do país (onde o fenômeno provoca chuvas intensas), e o Norte-Nordeste (onde as secas serão muito piores).

Pois é... o tempo cíclico é soberano. Tudo depende dele. O plantio, a colheita, a vida. Não há passado, presente, futuro. Mas começo, meio e... começo novamente. Isso não é repetição, mas um tempo que retorna sempre de forma diferente. É um tempo concreto, não linear. E os ventos uivantes agora fazem a janela tremer, como se estivessem insistindo para eu escutar o canto das Danaides, aquelas mulheres condenadas por Zeus a retirar água de uma fonte fazendo uso eternamente de uma jarra furada. Condição que, lá na morada dos deuses, nem mesmo Ganímedes (protetor da água potável) tinha autorização de romper.

 

 

Publicidade

Veja também