O mundo na palma da mão

OPINIÃO - Aglaê Pereira Zaupa

Data 21/04/2022
Horário 05:00

A tecnologia invadiu e exerce uma forte influência em nossas vidas! Independentemente da idade ou geração, vivemos conectados quase todo o tempo. Se ignorarmos todos os outros recursos tecnológicos que nos cercam e considerarmos apenas os aparelhos celulares, será que conseguiríamos ficar quanto tempo desconectados? Uma semana? Um dia? Algumas horas? Seria possível ficar um mês totalmente off? 
Difícil responder, não é mesmo? É uma missão quase que impossível ficar sem celular e internet.
Estar conectado abre um universo através da telinha do celular. Uma notícia do outro lado do mundo é transmitida e viraliza em minutos, falar com alguém que está a quilômetros de distância pode ser mais rápido e fácil do que conversar com o vizinho. Pedir comida, cursar uma faculdade, pagar uma conta, ouvir uma música, fazer compras, contratar um serviço, fazer uma reclamação, tudo isso é possível se você estiver conectado, além de não ter hora nem lugar para que a maioria dessas atividades seja realizada. Não existe loja fechada no mundo digital, tudo está disponível sempre. São inúmeras possibilidades na palma da mão.
Nossos hábitos mudaram muito e mudam sempre que surge uma nova tecnologia. Nossos hábitos no ano de 2009, por exemplo, não fazem sentido nos dias de hoje. Naquela época sobrevivíamos sem o WhatsApp e o Instagram. Para assistir a um filme utilizávamos um aparelho de DVD e locávamos os filmes. Para tirar fotos usávamos as câmeras digitais e, para completar, tinha quem jogava Farmville no Facebook ou Orkut.
Toda essa praticidade, agilidade e facilidade que a tecnologia tem proporcionado a cada dia, são seus maiores benefícios para a sociedade. Outro ponto positivo é o aquecimento do mercado de tecnologia e a consequente necessidade de profissionais capacitados, o que tem feito muitas pessoas olharem para a área de TI (Tecnologia da Informação) como uma oportunidade para conquistar um espaço no mercado de trabalho ou até uma opção para mudança de área de atuação.
É claro que a tecnologia também pode apresentar desvantagens e causar algum prejuízo para as pessoas caso não seja utilizada de forma consciente. O contato excessivo e indiscriminado às telas de aparelhos como celulares e tablets pode causar danos à saúde, tais como: problemas de visão, dependência virtual, aumento do sedentarismo e obesidade, podendo a partir desses desencadear outros problemas. Apesar de todos estarem suscetíveis a esses problemas, as crianças são as mais atingidas. Inclusive, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou algumas recomendações que restringem o tempo de uso desses aparelhos por crianças e adolescentes.
De fato, atualmente é inevitável o uso de tecnologia, até porque ela nos traz inúmeros benefícios: é o acesso à informação, o ganho de tempo, a mobilidade, melhores meios de comunicação e muitas outras inovações. Por outro lado, há que se ficar atento para os danos que ela pode estar causando, tanto para nós quanto para as pessoas em nossa volta. Cabe a nós mantermos o equilíbrio e a vigilância constantes para usufruir do melhor que a tecnologia nos proporciona e que certamente no futuro proporcionará.
 

Publicidade

Veja também