O novo normal e os novos desafios para a gestão

OPINIÃO - Cintia Evangelista

Data 04/12/2020
Horário 05:00

Atualmente, muitas empresas têm se dedicado a gerenciar os impactos causados pela Covid-19 e é neste contexto que o novo normal se insere nas organizações e apresenta novos desafios para a gestão. Dentre as consequências, podemos destacar a consolidação de novos modelos de negócios, novos espaços de trabalho, novas práticas de liderança, novos hábitos de consumo e a necessidade de repensar práticas de gestão que não fazem mais sentido. 
Antes de implementar novas práticas de gestão, é importante diagnosticar qual a situação da empresa, identificar os impactos da pandemia e avaliar quais práticas funcionam e quais deixaram de ser eficazes. Após este processo, é possível pensar em modelos de gestão adequados às atuais necessidades de cada negócio. 
Os desafios para a gestão não estão apenas articulados à crise gerada pela pandemia, mas se relacionam com as características do mundo que vivemos, denominado por muitos autores como mundo VUCA, retratado pela velocidade em que as mudanças acontecem; incerto pela quantidade de dados e informações que transitam nas organizações; complexo pela quantidade de informações que precisam ser analisadas diariamente e ambíguo, já que nos deparamos com diversas possibilidades na tomada de decisões, por isso, as escolhas devem ser feitas de forma consciente. 
Este contexto associado à pandemia traz a necessidade de mudanças na concepção da gestão acompanhada do pensamento ágil. 
O pensamento ágil na gestão das empresas requer uma valorização na relação das pessoas dentro e fora das organizações. A implementação de tecnologias que possibilitem tornar alguns processos mais eficientes e foco no cliente, por isso, é necessário manter-se próximo e responder de forma ágil às mudanças no ambiente de negócios. 
É importante lembrar que neste novo normal, a tecnologia tem possibilitado que as empresas respondam de forma rápida às necessidades do mercado, mas, as relações continuam sendo humanizadas, por isso, o foco no cliente e ter uma rede de apoio para os colaboradores são muito importantes para garantir a qualidade nas relações. 
 

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