O pensamento crítico eficaz

Costumo dizer que a verdade só se alcança duvidando. Essa, porém, não é uma frase de minha autoria, e sim, de René Descartes quando em sábias palavras afirmou que devemos duvidar de tudo para atingir um conhecimento verdadeiro, mas jamais se pode duvidar de que para duvidar é preciso pensar.
A dúvida hiperbólica é fruto do pensamento desse importante filósofo francês, da qual me aproprio para sustentar que o pensamento crítico eficaz nada mais é do que o exercício inteligente da dúvida ou suspeita, imprescindível em uma sociedade informativa, repleta de argumentos falaciosos e que, dificilmente, aceita posicionamentos contraditórios.
No Direito, é exatamente o contraditório que garante às partes o direito à ampla defesa em uma acusação, de expor as próprias razões e sustentá-las, ainda que no final o resultado seja a condenação. A importância desse exercício está no fato de que, sem ele, a condenação não seria uma dúvida, mas sim, um resultado certeiro.  
Sem o exercício da dúvida para a formação do senso crítico, as pessoas se tornam monotemáticas, dependentes de opiniões alheias, não se permitem conhecer outros pontos de vista ou se abrir para novas oportunidades. 
Não ter um pensamento crítico sobre as questões da vida pode se revelar devastador, pois, essa habilidade não apenas impulsiona a resolução de conflitos, mas também promove a tomada de decisões coerentes, já que ao invés de aceitar cegamente as informações, o pensador crítico busca entender as razões por trás delas e atestar a sua validade.
Um repertório extenso necessário para a formação do senso crítico só pode ser alcançado a partir do estudo, da ampla leitura e da procura pelo verdadeiro conhecimento, ainda que essa seja uma tarefa desafiadora.
O pensamento crítico não é uma habilidade inata, mas sim uma competência que pode ser desenvolvida ao longo do tempo. O importante é saber que durante esse tempo de exercício, não se pode ignorar valores humanos básicos, tais como o respeito ao próximo, solidariedade e empatia, qualidades que vão trilhar o verdadeiro sucesso. 
 

Publicidade

Veja também