O Pensamento Notável do Padre Vieira

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que avisa: quem avisa inimigo não é

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 05/12/2020
Horário 05:30

Filósofo e religioso, o padre Antônio Vieira é admirado e respeitado por seus axiomas que considero notáveis. A meu ver, ele também era um humorista nato. Metaforicamente, puxava as orelhas dos imbecis com classe e elegância.
Nascido em Portugal, o padre Vieira chegou ao Brasil em 1614. Foi morar com a família em Salvador, na Bahia. Era contra a escravidão e tinha simpatia pelos índios. Escolhi alguns drops do padre Vieira, que vocês podem "saborear" abaixo. Nosso amigo não estava para blablablá. 
1-Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras. 2-O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.
3-Não basta que se dizem sejam grandes se, quem as diz, não é grande. 4-A nossa alma rende-se muito mais pelos olhos do que pelos ouvidos. 5-Amor e ódio são os dois mais poderosos afetos da vontade humana.
6-Muitos cuidam da reputação, mas não da consciência. 7-A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor. 8-Quem quer mais que lhe convém, perde o que quer e o que tem. 9-Quem tem seis asas e voa só com duas, sempre voa e canta. Quem tem duas asas e quer voar com seis, cansará logo e chora.
10-Não há alegria tão privilegiada neste mundo, que não pague pensão à tristeza. 11-O maior pensar da criatura humana é comer; desde que o homem nasce até que morre anda a procurar o pão para a boca.
12-Há homens que são como as velas; sacrificam-se, queimando-se para dar luz aos outros. 13-A mais doce de todas as companheiras da alma é a esperança. 14-Quereis só o que podeis, e sereis onipotente.
15-Mais afronta a mesura de um bajulador do que uma bofetada de um inimigo. 16-Só os olhos veem com amor o que não é. 17-Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. 18-A admiração é filha da ignorância.

DROPS

Olha a fome. Estômago vazio não para em pé.

Falou abobrinhas e outros legumes em seu discurso.

Gás de cozinha sobe e preço explode no bolso do consumidor.

Conta de luz sobe. Economize com  jantar à luz de velas, romântico e econômico.
 

Publicidade

Veja também