O preço do  ensino superior

OPINIÃO - Gustavo Yuho Endo

Data 21/10/2021
Horário 05:00

Tanto se fala atualmente sobre a importância da informação e do conhecimento. Em uma era em que as hard, soft e digital skills ganham espaço, obter um diploma de graduação ainda consiste em porta de entrada para uma vida de sucesso. A primeira coisa que as pessoas precisam entender é que o preço que se paga para se cursar o ensino superior não deve ser visto como um custo ou algo que será perdido e, sim, como um investimento, seja de recursos financeiros, ou de tempo que, em muitos casos, tem até mais valor que o próprio dinheiro. Outro ponto que merece atenção é que por meio do ensino superior as pessoas conseguem realizar o sonho de se tornar professor, administrador, engenheiro, médico... Além disso, o diploma de graduação para algumas famílias é algo inédito e envolve o orgulho do recém-graduado de ser o primeiro a ter um diploma na família. 
Nesse contexto, há aquelas pessoas que desde sempre sabiam qual carreira seguir e investem nela. Há outros, por outro lado, que infelizmente realizam um curso por não poder ingressar naquele que realmente gostariam (muitas vezes por questões financeiras) e, assim, abrem mão ou adiam um sonho. Há também pessoas que buscam o ensino superior justamente por já estar trabalhando e, desse modo, almejam crescer dentro da empresa na busca por novos desafios profissionais. Alguns, ainda, iniciam uma graduação simplesmente por ser uma continuidade do ensino médio e acabam se encontrando dentro de uma profissão (nem sempre a primeira que escolhem, o que é absolutamente normal). 
Independentemente de qual seja a motivação, conseguem perceber a importância do ensino superior para as pessoas ou os mais diversos sonhos que ele possibilita alguém alcançar? Hoje, esse sonho, diferente de anos atrás, está cada vez mais próximo de se tornar realidade, se adequando a diferentes vidas e rotinas. Em sua forma mais tradicional, os estudantes se deslocam para as instituições de ensino, seguindo uma rotina de estudos que precisa estar alinhada à rotina profissional e familiar. 
Por outro lado, com o avanço da tecnologia, há aqueles que preferem um ensino a distância que, por plataformas educacionais, leva o ensino superior para dentro dos lares e em viagens a trabalho, se adaptando à rotina exaustiva de algumas pessoas. Sim, obter um diploma superior não é tarefa fácil, consiste em um caminho de muitos desafios, mas também de muita aprendizagem e trocas de experiências.
Me arrisco dizer que o caminho é tortuoso, mas recompensador, pois estar em um ambiente acadêmico, seja ele presencial ou a distância, instiga a busca pelo conhecimento e o crescimento pessoal e profissional, o que muitas vezes não se consegue de outra forma. As pessoas devem ver o ensino superior como um investimento. O conhecimento que se adquire amplia as chances de se obter sucesso no mercado de trabalho, além de proporcionar crescimento pessoal, preparando o indivíduo para as adversidades do dia a dia.
 

Publicidade

Veja também