O que é game jam?

OPINIÃO - Danilo Filitto

Data 01/10/2020
Horário 04:16

Um game jam é um encontro presencial ou online de desenvolvedores de jogos para efeitos de planejamento, concepção e criação de um ou mais jogos dentro de um curto espaço de tempo (geralmente entre 24 e 72 horas). 
Nesse encontro, as equipes competem entre si para definir quem cria o melhor jogo. Cada equipe deve possuir entre três e seis membros, geralmente composta de programadores, designers de jogos, artistas e criadores de som. 
Todas as equipes devem criar um jogo do zero e com a mesma temática. O tema da game jam é proposto logo antes de começar a competição, para garantir que todas as equipes realmente iniciem o desenvolvimento de seus jogos do zero.
As game jams não se tratam apenas de quem desenvolve o melhor jogo, mas sim de oportunidades para testar suas habilidades, compartilhar experiências e conhecer diversos profissionais do mercado de jogos.
Pelo fato das game jams terem prazos curtos e pouco investimento, isso evita com que os participantes se desanimem. A competitividade ajuda a transformar o evento em uma verdadeira brincadeira de grande valor profissional, que auxilia na construção da autoconfiança, tomada de decisões e no trabalho em equipe dos participantes.

A competitividade ajuda a transformar o evento em uma verdadeira brincadeira de grande valor profissional

Existem várias competições acontecendo em todo mundo, como a Global Game Jam, que é virtual e ocorre uma vez ao ano em mais de 70 países; a Ludum Dare, também online voltada para equipes ou individual (próxima edição no dia 5 de outubro); e a Game Jam Plus, ideal para quem está começando no mundo dos jogos e gosta de eventos presenciais, pois além de proporcionar uma oportunidade para testar suas habilidades, ela também disponibiliza treinamento para todas as equipes finalistas e contribui com fomentos para a ganhadora. 
Presidente Prudente é uma das sedes regionais do Game Jam Plus, fato que proporciona o desenvolvimento do setor de criação de jogos em nossa cidade. A primeira etapa desta competição acontece no dia 9 de outubro.
Você também pode escolher outra game jam para participar acessando o site www.indiegamejams.com. Aqui você encontra uma agenda detalhada de eventos online e até alguns que já vêm com acordos para viajar a outros países com as despesas pagas.

 

Publicidade

Veja também