O que é justo

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 25/04/2021
Horário 05:08

O vereador Mauro Neves (Pode) solicita à administração municipal estudos visando à adequação dos valores cobrados, à título de taxa de coleta de lixo, com a quantidade de coletas efetivamente realizadas.

ALÔ GOVERNADOR
A vereadora Joana D´Arc (PSB) está empenhada em obter respostas do governo estadual sobre a não realização de repasses de valores de convênios firmados com a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente.

OUTRA QUESTÃO
Outro questionamento da vereadora ao governo paulista é sobre o motivo pelo qual o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) não renovará contrato de prestação de serviço com a mesma Santa Casa.

PROJETO COM.VIDA
O vereador Professor Negativo (Pode) formula moção de aplausos às fundadoras do projeto Com.Vida, de amparo aos que ficaram com sequelas da Covid-19: a enfermeira Renata Walkiria Cazuza Barbosa e a dentista Raquel Chiarelli Trevisi.

PRIMEIRO EMPREGO
Em defesa da manutenção do Programa Meu Primeiro Emprego, o vereador William Leite (MDB) solicita atenção do poder público municipal para a manutenção de 36 jovens trabalhando pela Casa do Aprendiz Cidadão.

DIAS CONTADOS
É que em menos de 1 mês, no dia 24 de maio, o programa poderá ser interrompido devido a baixa arrecadação das vendas de bilhetes de estacionamento, por estar gerando déficit financeiro e situação insustentável à Casa do Menor Aprendiz.

GERANDO CONFUSÃO
Sobre as definições geográficas na região administrativa de Prudente ao longo do tempo foi estabelecida uma confusão, com o surgimento da Região Pontal do Paranapanema. Antes, eram Alta Sorocabana e Alta Paulista, por causa das estradas de ferro.

EIS A QUESTÃO
A divisão de Sorocabana e Paulista na 10ª Região Administrativa é o rio do Peixe. Pontal do Paranapanema é a região demarcada pelos rios Paraná e Paranapanema. Mas, enfim quais são efetivamente os municípios que compõem a região do Pontal?

DEFINIÇÃO LEGAL
Por decreto estadual de 1989, do então governador Orestes Quércia (1938-2010), a Região do Pontal do Paranapanema é composta por 21 municípios, a partir de Rosana, onde o rio Paranapanema desagua no rio Paraná.

REGIÃO DO PONTAL
O Pontal: Rosana, Euclides, Teodoro, Mirante, Sandovalina, Epitácio, Marabá, Caiuá, Venceslau, Piquerobi, Anastácio, Ribeirão dos Índios, Bernardes, Emilianópolis, Expedito, Marcondes, Machado, Pirapozinho, Tarabai, Narandiba e Estrela.

COM A UNIPONTAL
Porém, com o surgimento da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) no começo dos anos 1990 e a extinção da Umas (União dos Municípios da Alta Sorocabana) outros municípios se juntaram à entidade municipalista.

OS AGREGADOS
Os municípios agregados ao Pontal devido à Unipontal são: Taciba, Nantes, Iepê, Anhumas, Martinópolis, Rancharia, Regente, Prudente, Caiabu e Indiana; além de João Ramalho e Quatá que são da região administrativa de Marília.

Publicidade

Veja também