O que são cursos livres?

OPINIÃO - Eli Candido Junior

Data 28/06/2019
Horário 05:28

Por acaso, ao ser questionado, saberia dizer quanto tempo dura um curso livre? Primeiramente, e antes de mais nada, você sabe o que é um curso livre? Os cursos livres são focados na capacitação, aperfeiçoamento, atualização e desenvolvimento de habilidades e competências de pessoas para o atual e concorrido mercado de trabalho. Mas e aí, já descobriu quanto tempo dura um curso livre? Vamos lá, eu te explico! Cursos livres, em geral, possuem carga horária baixa e são focados em temas, áreas ou assuntos bastante específicos.

Na web, é possível encontrar cursos livres com duração de meses, horas e de até alguns minutos. Tudo vai depender do conteúdo a ser abordado, do aprofundamento realizado no assunto e do objetivo do curso. Diversos temas podem ser abordados em cursos livres. Atualmente, muitos cursos livres são oferecidos tanto na modalidade presencial, quanto a distância. É possível encontrar infinitas opções de cursos livres em diversas instituições de ensino superior. Presencial ou a distância, qual a melhor opção?

Novamente, não existe uma resposta correta. Existem opções para atender diferenciados objetivos e perfis. Sabe por quê? Na modalidade presencial, ocorre o contato direto com o facilitador, mas há um limite de tempo e espaço para sua realização. Já o online permite que os alunos estudem conforme sua disponibilidade de tempo, independentemente do espaço geográfico em que está inserido. Qual é o seu perfil?

Independente do seu objetivo, é importante que na hora de escolher um curso livre para atualizar e ampliar o seu conhecimento, você fique atento a alguns quesitos muito importantes.
- Verifique se ao final do curso é oferecido um certificado ou algum documento que atesta a sua participação. Isso faz com que você dê um ‘plus’ no seu currículo; Antes de adquirir ou comprar o curso, cheque a programação de conteúdo que será apresentada. Vale a pena saber se os temas condizem com a sua necessidade e interesse; No caso do curso online, cheque por quanto tempo o conteúdo poderá ser visualizado, ou seja, qual o período para você concluir sua formação, afinal, ninguém merece perder o prazo, não é?

Mas, o que difere os cursos livres dos demais? A primeira diferença é que os cursos técnicos, profissionalizantes e de pós-graduações precisam ter uma autorização prévia do MEC (Ministério da Educação) para funcionar e devem se adequar a algumas exigências do órgão oficial, como eixo temático e carga horária. Já os cursos livres, por sua vez, ao contrário de outros níveis educacionais, não exigem idade mínima do aluno e basta o interessado se matricular a qualquer tempo em que o curso livre é oferecido, podendo até se qualificar para o mercado antes mesmo de ingressar, por exemplo, em um curso de ensino superior.

Publicidade

Veja também