Obmep: 143 alunos do sistema prisional da região são aprovados para 2ª fase

Eles estão matriculados em classes do ensino fundamental 2 e ensino médio de penitenciárias e centros provisórios e de progressão de 14 cidades

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/09/2023
Horário 13:34
Foto: SAP
Na região, 143 alunos foram classificados para segunda fase da Obmep
Na região, 143 alunos foram classificados para segunda fase da Obmep

No dia 7 de outubro, 1.160 estudantes matriculados em classes do ensino fundamental 2 (anos finais) e ensino médio de penitenciárias e centros provisórios e de progressão paulistas participam da etapa final da 18ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Na região de Presidente Prudente, são 143 alunos classificados das unidades de Caiuá, Dracena, Flórida Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Presidente Bernardes, Prudente, Presidente Venceslau e Tupi Paulista

As provas da 2ª fase são discursivas e compostas por seis questões. O grau de dificuldade varia de acordo com os níveis: 1 (6º e 7º ano do fundamental), 2 (8º e 9º ano do fundamental) e 3 (médio). A duração do exame é de três horas. As regras e data são as mesmas para os estudantes das escolas regulares da rede estadual.  

Os estudantes do sistema prisional de São Paulo obtiveram resultados positivos nas edições passadas da Obmep. Em 2022, foram três medalhas (uma de prata e duas de bronze) e 15 menções honrosas. Em 2017, um estudante do Programa de Educação nas Prisões, da região de Itaí (SP), fez história com a conquista da primeira medalha de ouro na competição.  

Medalhas e menção honrosa

A organização da Obmep distribuirá para estudantes de escolas públicas de todo o Brasil 500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata, 4,5 mil medalhas de bronze e 45 mil menções honrosas. Além disso, os medalhistas que estiverem cursando o ensino fundamental ou médio em 2024 poderão participar do PIC Jr (Programa de Iniciação Científica Júnior) da 18ª OBMEP.

Há ainda premiações regionais e para professores, escolas e secretarias municipais. A divulgação das listas finais está prevista para 20 de dezembro exclusivamente no site da Obmep, no link www.obmep.org.br.

Publicidade

Veja também