Obra conta a história de jogadores da região que defenderam a seleção

"Canarinhos da terra": TCC idealizado pelo jornalista prudentino, Cristiano Machado, 45 anos, sairá do papel e se transformará em livro-reportagem neste ano

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 16/01/2022
Horário 10:05
Foto: Jelson Henrique/Divulgação
Cristiano Machado, com a cópia do TCC da Unoeste: obra visa valorizar parte da história do futebol regional
Cristiano Machado, com a cópia do TCC da Unoeste: obra visa valorizar parte da história do futebol regional

Tema de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) em 2001, o registro histórico que relata a carreira de jogadores de futebol nascidos na região de Presidente Prudente que defenderam a Seleção Brasileira de Futebol se transformará em livro em 2022. Ano de Copa do Mundo, período em que boa parte do mundo volta suas atenções ao planeta bola, o projeto idealizado pelo jornalista prudentino, Cristiano Machado, 45 anos, que teve a orientação do professor e também jornalista Homero Ferreira, sairá do papel.  O título da obra é "Canarinhos da terra" - A história de jogadores de futebol nascidos na região de Presidente Prudente (oeste de São Paulo) que jogaram pela seleção brasileira de futebol.
Até o momento há registro de mais de 20 profissionais do futebol que vestiram a camisa amarelinha, um sonho e motivo de orgulho e realização para atletas da modalidade. "Há registros de jogadores convocados e que atuaram pelas seleções de base e principal do Brasil desde 1962, como os laterais Vicente de Paula e Roberto Ramos, ídolos da Prudentina. Eles jogaram o Sul-Americano de 1962. Pouco tempo depois, foi ranchariense Álvaro Aparecido Pedro, o Suingue, que brilhou no Corinthians, Palmeiras, Vasco e Fluminense. E tem muitos outros, o que prova que a região foi sempre um local que revelou muitos atletas”, disse o jornalista.

“O TRABALHO SIGNIFICA, NA VERDADE, O RESGATE DE PARTE DA HISTÓRIA DO FUTEBOL DA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE. É UMA VALORIZAÇÃO DESSES PERSONAGENS. E ESTE LIVRO-REPORTAGEM TEM O OBJETIVO DE CONTAR A HISTÓRIA DESSES ATLETAS QUE CHEGARAM AO AUGE NAS SUAS CARREIRAS”
Cristiano Machado

Entre outros citados estão Rodrigo Caio, do Flamengo, e Victor, que brilhou no gol do Atlético Mineiro, alguns dos mais recentes. Outros destaques são o bernardense Zé Carlos, que foi à Copa de 1998; Antônio Carlos Zago; Edu Dracena; Renato Florêncio; Adriano “Codorninha”, melhor do Mundial Sub-20 de 1993; Garcia, ídolo do Londrina (PR); “Tróia”, de Panorama; o prudentino Douglas; Reginaldo Araújo, também de Prudente; e Elder Alencar, que jogou o Mundial Sub-20 de 1995, no Catar.
A dez meses do início da Copa do Catar, prevista para começar em 21 de novembro e ser finalizada em 18 de dezembro, a expectativa é lançar o livro em outubro. “O trabalho significa, na verdade, o resgate de parte da história do futebol da região de Presidente Prudente. É uma valorização desses personagens. E este livro-reportagem tem o objetivo de contar a história desses atletas que chegaram ao auge nas suas carreiras”, ressaltou.
Na prática, o livro traz um resumo da biografia de cada um deles. “São relatados, além dos aspectos relacionados ao futebol, suas origens, circunstâncias que levaram a se tornarem jogadores e também as relações familiares”, citou.

SERVIÇO
O jornalista informou ainda que o trabalho está em atualização e recebe contribuições. As informações podem ser enviadas pelo e-mail crmachados@gmail.com ou pelo telefone (18) 98106-6954.


 



 

Publicidade

Veja também