Obra do Santuário Diocesano de Santo Expedito avança para pintura externa e colocação de piso

Construção, que teve início em 19 de janeiro de 2010, deve levar mais 4 anos para terminar; cálculo é que ainda faltam R$ 5 milhões

Esportes - Cassia Motta

Data 05/02/2026
Horário 08:09
Foto: Cedida
Obras têm progredido com o apoio da comunidade e campanhas de arrecadação
Obras têm progredido com o apoio da comunidade e campanhas de arrecadação

O Santuário Diocesano de Santo Expedito, localizado na cidade que leva o nome do santo, vem avançando em suas obras de construção e revitalização. Segundo o coordenador de comunicação, José Carlos Silva, atualmente, a equipe responsável pelos trabalhos concentra esforços na pintura externa da estrutura e na colocação do piso interno, marcando mais um passo importante para a conclusão deste que é o maior santuário diocesano do Brasil.

A obra, com uma área útil de 10 mil m² (metros quadrados), tem sido um ponto de fé e devoção, atraindo milhares de fiéis, especialmente no dia 19 de abril, data dedicada a Santo Expedito. A cidade de Santo Expedito, que se tornou Estância Turística através do MIT (Município de Interesse Turístico) em 2017, vê no santuário um pilar fundamental para o turismo religioso e o desenvolvimento local.

Ainda de acordo com José Carlos, a construção teve início em 19 de janeiro de 2010 e a previsão para o término é de mais quatro anos. O coordenador de comunicação ressaltou que, para o término da obra, o cálculo é que ainda faltam R$ 5 milhões.

Sob a reitoria do padre Umberto Laércio Bastos de Souza, José Carlos afirmou que as obras têm progredido com o apoio da comunidade e campanhas de arrecadação. Algumas etapas já foram concluídas, como a instalação de todos os vitrais e a finalização da Capela do Santíssimo. 

A fase atual de pintura externa visa terminar o acabamento estético final da fachada do santuário, enquanto a colocação do piso interno, que em etapas anteriores foi usado granito, trará a funcionalidade e a beleza necessárias para acolher os devotos, que já participam de missas no santuário todo dia 19 de cada mês (15h e 19h30). E a partir do mês de abril, a missa das 10h - que atualmente é celebrada na matriz - será realizada no santuário.

José Carlos ressalta que a expectativa é que, com o contínuo engajamento dos fiéis e o avanço das etapas construtivas, o Santuário Diocesano de Santo Expedito possa  ser entregue em sua plenitude, consolidando-se como um dos mais importantes centros de peregrinação do país.

Cedidas 

Atualmente, equipe responsável pelos trabalhos concentra esforços na pintura externa


Devotos já participam de missas no santuário todo dia 19 de cada mês (15h e 19h30)

Publicidade

Veja também