Obras da pista de atletismo da Unesp são concluídas

Na terça, haverá uma visita técnica com a direção e reitoria da FCT, para o recebimento provisório do espaço; contrato vigente foi assinado em 21 de junho de 2022

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 02/02/2024
Horário 19:24
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Vista do alto mostra a dimensão do que essa pista representa
Vista do alto mostra a dimensão do que essa pista representa

O sonho está saindo do papel para atletas e treinadores do atletismo de Presidente Prudente. Hoje, a empresa Recoma, responsável pelas obras de reforma da Pista de Atletismo e da Pista de Aquecimento "Mario Covas" da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), confirmou a conclusão dos trabalhos, conforme contrato vigente que foi assinado em 21 de junho de 2022.

“A próxima visita está agendada para a próxima terça-feira, às 11h, no qual a construtora pediu a nossa presença e da reitoria para que façamos o recebimento provisório da pista. Encaminhamos os apontamentos na semana passada e acredito que nessa reunião eles serão explicados pela Recoma. Se foram corrigidos ao longo da semana, ou se teremos que aguardar a resposta”, expõe Cristina Maria Perissinotto Baron, diretora do campus prudentino.

Vale ressaltar que após este trâmite legal, a direção da faculdade deve convocar atletas e equipes profissionais para que sejam feitas as tratativas de uso final ou parcial, conforme as eventuais adequações a serem apontadas na vistoria técnica. “Já foi pedido, inclusive, para a Recoma, essa solicitação do uso parcial da pista para que a gente possa estar liberando”, acrescenta ela.

Uma das pessoas mais interessadas, e na expectativa da finalização dessa obra, é Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha, treinador da APA/TCPP/Semepp/Talento Olímpico. Ele enfatiza que a conclusão desses trabalhos, a entrega de fato dessa pista para os treinadores, é devolver a identidade da modalidade. “É devolver, no aspecto, digamos que de identificação, o nosso local de trabalho, nossas ferramentas físicas, sem termos que virar mágicos para as coisas acontecerem. E para os atletas, sem sombra de dúvida, é receber de volta a ferramenta principal para que seus resultados possam estar acontecendo e a contento”, acentua o treinador. 

Importância da entrega da pista

Ele destaca que em um ano de Olimpíada, de grandes competições, realmente o desfalque sem o local, a pista adequada para os treinamentos, foi muito grande em toda essa preparação que tiveram que fazer através de improvisos. 

“TODOS ESTÃO ANSIOSOS PARA A ENTREGA DA PISTA. A GENTE SABE QUE É UM ANO OLÍMPICO, E ELA É UM DIFERENCIAL PARA QUE OS ATLETAS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS TREINEM ADEQUADAMENTE. ALÉM DISSO, A PISTA É PRATICAMENTE, UM LABORATÓRIO DE ENSINO PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
Cristina Baron

Mas ele entende que era um mal necessário. E agora, o treinador diz que fica realmente a esperança de que a mesma possa ser realmente liberada, para poderem ir até lá e começarem os seus treinos. “Acredito que dessa vez possa dar tudo certo. Tentaremos explorar o máximo possível esse novo material e os resultados pode ter certeza que vão acontecer à medida que a gente conseguir ir usufruindo desse benefício!”, exclama o treinador.

Todos, conforme a diretora, estão ansiosos para a entrega da pista. “A gente sabe que é um ano olímpico, e ela é um diferencial para que os atletas olímpicos e paralímpicos treinem adequadamente. Além disso, a pista é praticamente, um laboratório de ensino para o curso de Educação Física. Então, a expectativa é muito grande, as aulas começam dia 26 na unidade, então também estamos aguardando com muita expectativa, ansiosos para poder liberá-la”, frisa.

Por que o pedido de prorrogação?

A diretora explica que foi feito um pedido de prorrogação por mais 90 dias, mais por uma questão administrativa. Por quê? Porque embora o contrato para execução da obra termine em fevereiro, para que a construtora seja paga e a FCT Unesp receba, inclusive, os recursos do Ministério dos Esportes, o convênio e o contrato precisam estar vigentes. Então, por conta disso, a prorrogação por 90 dias.

“Nada tem a ver com o uso, propriamente dito, da pista e com a entrega e utilização, mas sim com essa questão administrativa, reforça Cristina. 

O pagamento definitivo da obra, hoje orçada, em razão de reajustes e aditamento anteriores, é de R$ 6.122.528,77.

Cedida

Cristina: “Já foi pedido para a Recoma, essa solicitação do uso parcial da pista, para que a gente possa liberar”

Publicidade

Veja também