Obras de Nivaldo Gonçalves podem ser vistas no Museu

Caricaturas, aquarelas, pinturas digitais e quadros punks são o verdadeiro registro de um artista em transformação

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 28/05/2015
Horário 08:48
 

O Museu e Arquivo Histórico Professor Antonio Sandoval Netto, em Presidente Prudente, está com mais uma exposição à disposição de seus visitantes: "Mutação". A mostra do ilustrador e artista plástico prudentino Nivaldo Gonçalves, 28, é parte da programação da 13ª Semana Nacional de Museus, que segue até o final deste mês.

De acordo com ele, suas obras fazem um pequeno passeio de Sigmund Freud passando pelo jazz até o movimento punk. "É uma curta viagem nestes dez anos de produção e, especialmente, em meus momentos de transição do papel nanquim para o computador e deste para o acrílico e pinturas em telas", expõe.

Segundo o artista, o público pode prestigiar alguns de seus desenhos, caricaturas de nomes da história como Freud, Jimi Hendrix, Frank Vincent Zappa, a violeira Helena Meireles, Zé Ramalho, entre outros; aquarelas, pinturas em acrílico de músicos de jazz; dois quadros que retratam o visual do movimento punk; digitais coloridas utilizando o photoshop; e orquestra de músicos. Além de um cartoon sobre o atentado ao jornal francês "Charlie Hebdo", onde aparece um lápis e ao lado a escrita: "Arma de destruição massiva".

"Seria uma crítica à censura, à falta de liberdade de expressão. Quem desenha no Brasil precisa ser muito versátil, um pouco caricaturista, artista plástico, etc. Eu me defino como um provocador, porque meu maior ofício é incomodar algumas pessoas", frisa.

 

O artista

Formado em Ilustração pela Ebac (Escola Brasileira de Artes, Ciências e Comunicação), Gonçalves conta que desenvolve a arte, profissionalmente, há 11 anos. Ele foi um dos premiados do Mapa Cultural Paulista edição 2013/2014 na categoria Desenho de Humor com o personagem "Tom Zé".

"Não faço nada para vender. Minhas produções são objetivamente para participar de editais", conclui o artista.

 

serviço

VISITAÇÃO

Aos interessados em conferir a exposição do artista plástico Nivaldo Gonçalves, o Museu e Arquivo Histórico Professor Antonio Sandoval Netto fica aberto de terça-feira a sábado das 8h às 17h, e no domingo das 12h às 17h. O telefone para mais informações do local é o 3223-9404.

 
Publicidade

Veja também