Obras do aterro concluídas

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 02/05/2021
Horário 03:39

O anúncio foi feito pelo Diretor da Divisão de Meio Ambiente de Pirapozinho, Felipe Emanuel. O aterro foi projetado em consórcio entre os municípios de Pirapozinho, Narandiba e Sandovalina, e já está com a licença ambiental aprovada, pronto para entrar em operação. A utilização do novo aterro irá gerar uma economia aos cofres da Prefeitura de Pirapozinho, já que atualmente os resíduos da cidade são destinados para a cidade de Quatá.

MEIO AMBIENTE AGRADECE
Além da economia para os cofres municipais, o aterro sanitário trará melhorias ao meio ambiente e também à qualidade de vida da população. Emanuel esclarece ainda a importância de manter os cuidados com a separação de materiais recicláveis. Antes de jogar em lixo comum é preciso “observar as embalagens, produtos como macarrão, por exemplo, trazem um símbolo que indica ser material reciclado e que deve ser colocado para coleta seletiva”, esclarece. Ainda de acordo com o diretor, quem usa seringas para aplicação de insulina deve ter cuidado na hora de descartar o material. “Não deposite no lixo comum ou junto aos materiais da coleta seletiva, coloque em garrafa pet as seringas usadas e leve para uma ESF [Estratégia de Saúde da Família] mais próxima. Dicas importantíssimas, quem agradece é o meio ambiente.

APOIO AO COMÉRCIO LOCAL
A pandemia colocou nossa capacidade de reinventar os negócios à prova. O comércio e serviços, sem dúvida, foram os setores mais impactados nos últimos meses com os decretos governamentais que fecharam as portas dos estabelecimentos como medida para conter o avanço da Covid-19. Com isso, empresários buscaram alternativas que possibilitassem manter as atividades, ainda que, com faturamento menor, porém, garantindo uma sobrevida para os negócios e, em paralelo, iniciativas tecnológicas também foram desenvolvidas para dar visibilidade para o comércio, especialmente de cidades menores. O exemplo vem de Narandiba. Uma parceria das Coordenadorias de Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Econômico junto à Faculdade de Tecnologia (Fatec), possibilitou o desenvolvimento de um aplicativo que reúne todos os negócios da cidade.

VISIBILIDADE
O Turistikus cataloga todas as empresas e prestadores de serviços da cidade. Segundo o prefeito Itamar dos Santos Silva, o objetivo é dar mais visibilidade aos empresários locais e seus estabelecimentos. “Fortalecer o comércio local é uma das metas do plano de governo”, disse. Esta iniciativa é um excelente apoio para os comerciantes e a população que terá um mapeamento de todos os negócios disponíveis na cidade com apenas um clique. A inovação tecnológica sem dúvida é grande aliado em tempos de pandemia.

APELO
A Divisão Municipal de Saúde de Pirapozinho, em conjunto com o Decen (Departamento Municipal de Controle de Endemias), pede a colaboração aos usuários de planos de saúde que tiveram confirmação ou suspeita de dengue e outras arboviroses e que não efetuaram exames ou tratamentos na rede do SUS (Sistema Único de Saúde). É preciso que compareçam na unidade da ESF (Estratégia Saúde da Família) mais próxima de sua residência para notificar o fato. Esta notificação vai ajudar as autoridades municipais a mapear os casos e realizar bloqueios nas proximidades das casas desses moradores.

SAÚDE DA MULHER
Na última edição da coluna, falamos da passagem do ônibus do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente em Narandiba. Segundo a Coordenadoria de Saúde da cidade, foram realizados 90 atendimentos e 90 exames preventivos ao câncer de colo de útero. A iniciativa ajuda a reduzir a fila de espera por exames e, principalmente, diagnóstico precoce em pacientes.

ATENÇÃO REDOBRADA
Até terça-feira, 4 de maio, a Avenida Bertasso, em Pirapozinho, segue com uma das vias impedidas para construção de uma lombada elevada. Atenção redobrada para quem passa pelo local.

Publicidade

Veja também