A Prefeitura de Presidente Prudente deu início a um pacote de obras que tem promovido algumas intervenções do trânsito da Avenida Washington Luiz. Dentre as adequações realizadas, há a instalação de semáforos, interdição de cruzamentos e o início da repaginação da via, a começar pelo perímetro de encontro com a Avenida Brasil.
De acordo com a municipalidade, a intenção é promover mais segurança a pedestres e motoristas que cruzam pela avenida. “Foram estudos técnicos realizados pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), que verificaram que no trecho”, era necessário fazer as adequações, completa o poder Executivo.
E dentre as obras, além do cruzamento com a Avenida Brasil, que tem recebido as primeiras intervenções ao longo da via, alguns pontos do canteiro central já foram fechados, impossibilitando a convergência para ambos os sentidos, tais como: entroncamento da Avenida Washington Luiz com as ruas Dom Pedro 1º, Salgado Filho e Tiradentes. A municipalidade justifica que as intervenções buscam “evitar conversões à esquerda no local”.
Um pouco mais adiante, na esquina com a Rua Florianópolis, semáforos estão sendo implantados para dar maior fluidez e segurança ao trânsito. No ponto em questão, parte dos dispositivos já foi instalada, mas ainda não começaram a funcionar. “Por ser um local com grande fluxo de pedestres, onde estão instaladas clínicas médicas, consultórios, escritórios e vários estabelecimentos comerciais, com a semaforização do cruzamento, serão implantadas faixas de pedestres, que permitirá às pessoas cruzarem a Avenida Washington Luiz com mais segurança”, completa.
É válido lembrar que as obras já estão em andamento no local desde a semana passada, e o poder Executivo garante que é “importante ressaltar que o antigo bebedouro de animais, tombado como patrimônio histórico da cidade, não sofrerá qualquer modificação”.
Parque do Povo
Hoje e amanhã, as obras de recapeamento continuam na Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, no trecho que vai da altura da Manoel Goulart até Donato Armelin. De acordo com a Prefeitura, são mais de 13 mil m² a serem recapeados. “As obras seguem neste sentido para acompanhar a conclusão dos trabalhos da Sosp [Secretaria de Obras e Serviços Públicos], que realizam obras de drenagem para corrigir problemas de infiltração no asfalto”, conclui.