Observatório da Cidade da Criança deve ser reativado até fim de abril, planeja Secretaria de Cultura e Turismo

Secretário municipal Yuri Reis se reuniu com diretoria de instituição de ensino para debater ações de parceria visando retomada do funcionamento do espaço

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2024
Horário 18:34
Foto: Arquivo
Observatório Astronômico e Planetário fica localizado na Cidade da Criança
Observatório Astronômico e Planetário fica localizado na Cidade da Criança

A direção da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente se reuniu nesta sexta-feira com o secretário municipal de Cultura e Turismo da cidade, Yuri Reis, para tratar e planejar ações de parceria na futura reativação do Observatório Astronômico e Planetário "Anwar Damha", localizado no Parque Ecológico da Cidade da Criança. De acordo com Yuri, a intenção da Secretaria de Cultura é retomar o funcionamento do espaço até o final de abril. 

Além da diretora Cristina Baron e do secretário de Cultura e Turismo, também estiveram presentes no encontro o vice-diretor da FCT, professor Ricardo Pires de Paula, o professor Angel Fidel Vilche Pena, do Departamento de Física, e Guilherme Oliveira de Barros Ulhoa, diretor da DTA (Divisão Técnica Acadêmica). 

A reunião buscou tratar de itens para um futuro convênio entre a FCT e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, especialmente em relação às orientações de uso dos equipamentos astronômicos por parte de professores e alunos do Departamento de Física, quando do retorno de funcionamento do observatório, bem como para o planejamento de atividades de ensino, pesquisa e extensão que possam ser desenvolvidas no espaço. “A reunião serviu para as primeiras tratativas em direção a um plano de trabalho e às contrapartidas de cada parte envolvida”, explicou Guilherme Ulhoa. 

Segundo a diretora da FCT, professora Cristina Baron, o futuro convênio é uma oportunidade “para os alunos conhecerem as atividades oferecidas no local, contribuírem com o conhecimento que possuem junto à sociedade visitante e aprofundarem também os conhecimentos teóricos em Astronomia”. 

O professor Angel Vilches Pena reforçou este pensamento ao explicar que, além de operar na orientação de uso dos equipamentos, a FCT/Unesp ganhará muito em oferecer aos seus alunos a chance de “aulas práticas de Física, tornando um momento diferente e enriquecedor fora da sala de aula”. 

Para o secretário de Cultura e Turismo, Yuri Reis, “só o fato de a universidade abrir as portas para essa parceria, junto com a disposição do professor Angel, já os coloca em prontidão para concretizá-la”. Segundo ele, após este primeiro encontro, serão definidos agora, por ambas as partes, os desenhos possíveis de parcerias para serem concretizadas formalmente ainda em março.

Publicidade

Veja também