ODS e o papel das IES

OPINIÃO - Alba Regina Azevedo Arana

Data 02/12/2021
Horário 04:30

Em setembro de 2015, cerca de 190 países membros das Nações Unidas (ONU) adotaram uma nova política global: a Agenda 2030, estabelecendo 17 ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) com 169 metas – a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local.
O objetivo da Agenda 2030 é acabar com a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos considerando os limites do planeta com metas para os governos. A participação e monitoramento por parte de organizações da sociedade civil e da população em geral é fundamental e estratégico para que os objetivos sejam levados adiante. A Agenda 2030 é um compromisso de Estado que deve ser cumprido de maneira efetiva e eficiente.
As IES (Instituições de Ensino Superior) têm papel fundamental e estratégico, com a formação de cidadãos e recursos humanos qualificados e vocacionados a atuar diretamente na solução de problemas técnicos e sociais condizentes com as demandas e especificidades nacionais. Desta forma, a IES deve tornar as diretrizes dos ODS como parte da sua estratégia e da atuação institucional, fomentando ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão voltadas para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que contribuam para a melhoria de vida da população brasileira. O objetivo é internalizar/fortalecer os princípios da Agenda 2030 no contexto de políticas universitárias.
As IES devem se empenhar para internalizar os objetivos da ODS no seu PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) através de suas políticas, programas, projetos e ações, de forma a contribuir para o cumprimento dos elementos norteadores da Agenda 2030 buscando promover uma cultura de desenvolvimento sustentável para a formação de uma geração mais comprometida. E ainda desenvolver uma agenda acadêmica em convergência com os ODS.
Neste contexto, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) criou o grupo de Logística Sustentável como parte das estratégias e metas gerenciais da universidade, atendendo aos preceitos da responsabilidade social e ambiental. Na gestão do grupo está o comprometimento com o desenvolvimento sustentável da IES. O compromisso pressupõe objetivos de trabalho e, sobretudo, resultados a serem alcançados, para que a educação inclusiva, a pesquisa, parceria global para o desenvolvimento sustentável ou, as pesquisas na produção agrícola abordada em projetos, por exemplo, possam melhorar e assim resultar em mudanças na vida de cada cidadão. 
Vale ressaltar que um dos objetivos principais do grupo é integrar ações sustentáveis utilizando indicadores para o monitoramento dessas ações no campus. Utilizar indicadores é uma das formas de monitorar a Agenda 2030. Porém, as instituições podem e devem, com sua autonomia e conhecimento da realidade local, criar outros modos de identificar e monitorar as diversas dimensões propostas pelos 17 ODS. 
A implantação de práticas de sustentabilidade nas IES é um trabalho contínuo, de longo prazo e participativo. Temos que fazer a nossa parte!
 

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