Oeste paulista: música raiz ecoa com show “Caipirando”

Neste domingo, no Canal Cultura Prudente, no YouTube, evento resgata os 100 anos de cultura caipira na região, com artistas da velha e da nova geração

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 07/04/2021
Horário 08:00
Amanda & Vinicius, de Assis (SP), é uma das atrações
Amanda & Vinicius, de Assis (SP), é uma das atrações

Será neste domingo, às 20h, a apresentação do show "Caipirando – 100 anos de Cultura Caipira no Oeste Paulista", onde a música raiz será enaltecida, por meio de alguns artistas da região, da velha e da nova geração. Pelas restrições que precisam ser seguidas à risca, respeitando-se os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, o show foi gravado e será apresentado no Canal Cultura Prudente, no Youtube.
“Os artistas que abrilhantarão este ‘programa’ são: Amanda & Vinicius, de Assis (SP); Zé Ferreira, de Alfredo Marcondes [estes integrantes do movimento Caipira Nova Geração dentro dos nossos eventos], além dos prudentinos Benê Soares & Rouxinol, Trio Pantanal, Toninho Maringá & Fernandez e eu [risos], Jesus de Burarama”, expõe Renato de Jesus Souza Silva, o popular escritor, cordelista e caipirólogo, Jesus de Burarama.
Ele lembra que este é um projeto do Clube Amigos da Viola, com apoio da Lei Aldir Blanc, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente, dentro do Edital 07/2020 – Área Cultura Popular e Pluralidades. 
“No evento, queremos lembrar os mais de 100 anos de influência da cultura caipira na formação sociocultural de nossa gente, contexto reforçado com o centenário de fundação de Rancharia [2016], Presidente Prudente [2017] e principalmente, Floresta do Sul [2018], ex-distrito rural de Presidente Prudente, o que veio comprovar de onde veio toda essa tradição caipira que ainda vigora em muito do nosso jeito de ser e de viver”, salienta o caipirólogo.  

Mais projetos contemplados

Além disso, Jesus de Burarama informa que outros projetos foram contemplados, um dentro do Edital 07/2020 - Área Formação – Oficinas Culturais (Oficina de Literatura de Cordel – Saci Pererê contra Raloím), previsto para a Escola Estadual Antonio Fioravanti de Menezes, na Vila Marina, mas que depende dos protocolos da pandemia; e pelo Edital 08/2020 – Espaços Artísticos e Culturais (reconhecendo o Clube Amigos da Viola como Ponto de Cultura). 
“Ficamos muito orgulhosos também com a contemplação no Edital ProAc Expresso Lei Aldir Blanc 50/2020 – ‘Prêmio Histórico de Realização em Literatura’ - 15/12/2020 – Projeto ‘Saci Pererê Contra Raloím – Difundindo a Cultura Caipira no Oeste Paulista’, qual pretendemos se Deus quiser trabalhar ainda esse ano nas escolas de assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema”, comenta o escritor. 

SERVIÇO
O show será transmitido pelo Canal Cultura Prudente, no YouTube, através do link https://youtu.be/59I93wKcUKs dentro do espaço Circulação Aldir Blanc – Cultura e Arte – Presidente Prudente-SP. 

Fotos: Divulgação

Zé Ferreira, de Alfredo Marcondes


Benê Soares & Rouxinol


Trio Pantanal


Toninho Maringá & Fernandez 

Publicidade

Veja também