Ofensa a honra

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 03/11/2020
Horário 04:50

O juiz Michel Feres defere liminar sobre formulação de requerimento do candidato a prefeito Guilherme Piai (PSL), impetrado pela advogada Jessica Bini Ferraz Bueno, em relação a conteúdo de propaganda eleitoral recebido como ofensivo à honra.

Denegrir a imagem

O requerimento ao juízo da 402ª Zona Eleitoral em Prudente formulou o entendimento de que a divulgação do conteúdo ofensivo à honra pelo candidato do PDT, mediante injuria e difamação, tinha o intuito de denegrir a imagem do candidato pelo PSL.

Imediata retirada

Consubstanciada na Constituição Federal e na legislação eleitoral, a decisão judicial determinou a imediata retirada da propaganda com o trocadilho do sobrenome de Piai para Piada e as expressões oportunista e trouxa.

Fora do debate

Ficou o entendimento de que a propaganda afastou o debate político para entrar no campo da ofensa pessoal, o que não é tolerado e em nada contribui no esclarecimento do eleitor sobre propostas e pretensões do candidato protagonista do vídeo.

Direito humano

Ainda de acordo com o magistrado, a ofensa atinge Direito Fundamental do ser Humano. Diante das razões expostas, determinou oficiar as emissoras de televisão a retirar do ar vídeo com conteúdo idêntico ao conteúdo em questão.

Tempo e quantidade

Também foi feito pela Justiça o pedido de informações sobre quantos dias e quantas vezes o vídeo foi ao ar, do que se presume eventual deliberação sobre direito de resposta. A propaganda eleitoral em Prudente pela televisão é na Band e Fronteira. 

Sem interrupção

O candidato do PDT é o senhor José Lemes Soares. A justiça eleitoral tem agido com celeridade e mantido permanente prestação de serviço, sem interrupção nos finais de semana e feriados, de tal forma que a decisão do caso Piai saiu no feriado prolongado.

Sessão hoje

Devido ao feriado prolongado, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta semana será hoje, às 14h. Os servidores da edilidade cumpriram o ponto facultativo do Dia do Servidor na sexta-feira. Os da prefeitura estão de folga hoje.

Grandes vilões

Para o presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior a maior preocupação neste momento das campanhas eleitorais são com três vilões do processo político.

Quais são eles

Os chamados grandes vilões são os abusos de poder econômico, de autoridade e no uso dos meios de comunicação social. Assim sendo, no entendimento do Plantão mais vez cabe aos eleitores contribuírem denunciando os casos suspeitos.

Taxa de abstenção

O vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, desembargador Paulo Galizia, não acredita na propalada alta taxa de abstenção, por conta da pandemia do coronavírus, nas eleições do próximo dia 15.

Pontos positivos

No entendimento do vice-presidente, os pontos positivos das eleições deste ano são o leve crescimento nas candidaturas femininas e o aumento de candidatos em geral, motivada pela proibição de coligações proporcionais.
 

Publicidade

Veja também