Oficina Cultural Timochenco Wehbi faz 25 anos

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/02/2016
Horário 09:10
 

A OCTW (Oficina Cultural Timochenco Wehbi) – unidade do Programa Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, completa 25 anos de existência em março deste ano. E para comemorar e homenagear o dramaturgo Timochenco Wehbi, "Timó 25 Anos", será realizada uma semana recheada de atividades, com show de música instrumental, espetáculos, leituras dramáticas e workshop, tudo gratuito. No total, serão disponibilizados 480 lugares para o show, os espetáculos e leituras dramáticas. Apenas o "Canto do Cisne", uma das atrações tem classificação 14 anos, os demais são livres. As inscrições para garantir as 25 vagas no workshop seguem até o dia 26, na unidade de Presidente Prudente ou online, através do site das Oficinas Culturais.

Na programação, o projeto especial abre com show de Edgard Mitio e convidados, no dia 2 de março, com música instrumental brasileira. O repertório traz sambas, choros e bossa nova, com elementos do blues e do jazz.

No dia 3, terá leitura dramática de "A Perseguição ou O Longo Caminho Que Vai de Zero a Ene", texto de Timochenco Wehbi que se inscreve na linha do teatro do absurdo. A peça mostra a perseguição de Zero a Ene, dois personagens opostos que revelam os conflitos da existência humana. No dia 4 será feita a leitura dramática do texto mais famoso de Timochenco. "A Dama de Copas e o Rei de Cuba" que conta a história de duas mulheres muito diferentes que dividem o mesmo quarto de pensão. Quando surge um homem misterioso e sedutor, a amizade entre elas é posta à prova. Em ambos haverá um bate-papo com os atores após a leitura.

 

Teatro


No dia 5 de março será de apresentação do espetáculo: "Cuidado Frágil", onde uma professora dá aula para ovos. Enquanto seus alunos ainda estão na casca, ela aproveita para prepará-los para o que está por vir, ministrando disciplinas sobre a vida, o amor e os sentimentos. O novo choca, mas ovos que vêm ao mundo mais preparados certamente ficarão menos mexidos.

Ainda no palco, no dia seguinte será encenado "O Canto do Cisne: Estudo Dramático em um ato". De madrugada, num palco vazio, um velho ator relembra momentos patéticos, nostálgicos, irônicos e eufóricos de sua existência dedicada ao teatro, buscando sentido para manter-se vivo diante da brevidade e da finitude da vida. Texto curto de Anton Tchekhov.

 

WORKSHOP

Nos dias 5 e 6, os participantes do workshop "O ator-jogador – A Improvisação e o Jogo do Palhaço" aprenderão a jogar, encontrar a liberdade na dificuldade, lidar com o erro como mais uma possibilidade de jogo, construir histórias, ouvir-se e ouvir o outro. Todos experimentarão situações coletivas em que o ator possa se colocar em "estado de jogo". (Com Assessoria de Imprensa)

 

PROGRAMAÇÃO


 

SHOW INSTRUMENTAL: Edgard Mitio & Convidados

Quando: 2 de março

Horário: 20h

Classificação: livre

100 lugares

 

LEITURA DRAMÁTICA: "A Perseguição ou o Longo Caminho que vai de Zero a Ene"

Coordenação: Companhia do Alfinete

Quando: 3 de março


Horário: 20h

Classificação: livre

100 lugares

 

LEITURA DRAMÁTICA: "A dama de copas e o rei de Cuba"

Coordenação: Denílson Biguete

Quando: 4 de março


Horário: 20h

Classificação: livre

100 lugares

 

ESPETÁCULO: "Cuidado Frágil"

Texto e interpretação: Priscila Jácomo

Direção: Daniel Viana e Júlia Barnabé

Quando: 5 de março

Horário – 20h

Classificação: livre

80 lugares

 

WORKSHOP: "O ator-jogador – A Improvisação e o Jogo do Palhaço"

Coordenação: Priscila Jácomo

Quando: 5 e 6 de março

Horário: 14h às 18h

Público: atores e estudantes de teatro a partir de 15 anos

Inscrições: Até 26 de fevereiro

Seleção: carta de interesse

25 vagas

 

ESPETÁCULO: "O Canto do Cisne: Estudo Dramático em um ato"

Coordenação: Mênades & Sáriros

Quando: 6 de março

Horário: 20h

Classificação: 14 anos

100 lugares

 

SERVIÇO


AOS INTERESSADOS


Para mais informações entrar em contato com a Oficina Cultural pelos telefones: (18) 3222-3693 / 3221-2959. Ou: oficinaprudente@oficinasculturais.org.br / www.facebook.com/OficinaCulturalTimochencoWehbi. O endereço é Avenida Manoel Goulart, 2.651 - Anexo 1, Vila Santa Helena e tem funcionamento de segunda das 18h às 22h; terças a sextas-feiras das 13h às 22h.

 

Veja também