Oficina em PP ensina receitas saudáveis e de baixo custo

Especialistas do Projeto Bom, Bonito e Gostoso! ensinaram, ontem, como fazer conservas caseiras e antepastos; neste domingo, elas falam sobre benefícios da castanha-do-pará

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 18/09/2016
Horário 10:09
 

O projeto Bom, Bonito e Gostoso!, do Sesc Thermas de Presidente Prudente, ofereceu mais uma oficina de alimentação saudável que pode ser feita em casa e com baixo custo. Ontem, a nutricionista e fitoterapeuta paraense, Jane Glebia de Abreu, e a nutricionista e chef de cozinha, Rosimeire Cerqueira Martins, já conhecidas e bastante queridas pelo público participante da iniciativa, há mais de um ano e meio, ensinaram como fazer conservas caseiras e antepastos. Hoje, elas ensinarão delícias, o perfil nutricional, como extrair o óleo, utilidades do ouriço e muito mais da castanha-do-pará, também chamada de castanha-da-terra, casanha-da-amazônia, castanha-do-brasil, castanha-do-maranhão, e ainda noz-do-brasil.

Jornal O Imparcial Jane e Rosemeire ensinaram às participantes todo processo para a preparação de conservas

Na atividade de ontem, o quiosque da unidade ficou cheio. Na aula, as especialistas ensinaram como preparar, conservar e apresentar conservas caseiras de pimenta, berinjela, tomate seco, sunomono, de legumes, gengibre, picles de casca de mandioca, e antepastos, como de pimentão.

"Esse tipo de alimento no mercado é muito caro. E aqui mostramos a possibilidade de replicá-los em casa por um custo irrisório. Ensinamos desde a esterilização do recipiente , processo de envase, etapas de higienização adequada das verduras e legumes, pasteurização, resfriamento, que é muito importante no processo de conserva, até apresentação e armazenamento correto. A novidade é o picles da casca de mandioca, que se assemelha ao aspargo", expõe Jane.

 

Mais que um encontro

Segundo Jane, é sempre uma grande satisfação estar com as pessoas nessas oficinas. Antes sobravam vagas, atualmente, no segundo dia, as inscrições se esgotam. Conforme ela, acabou se tornando um encontro especial, íntimo e cheio de carinho com as participantes. E a cozinheira Neusa Maria Silva, 59 anos, confirma. "Estar com elas é uma terapia. No meu caso, por exemplo, é um tratamento para a depressão, após ser afastada do trabalho por problemas de saúde. Essas oficinas ocupam a mente da gente", garante Neusa.

Quem também não perde um encontro mensal é a professora de educação especial, Alessandra de Souza Setúval, 37 anos. "Venho pela qualidade do curso, profissionalismo da Jane e da Rose, praticidade das receitas e pela troca de experiências. É muito gostoso!", exclama a professora.

Maria Costa Rodrigues, 63 anos, participou da ação pela primeira vez, motivada pela filha, a financeira Cristiane Rodrigues, 34 anos. "Gosto de participar sempre. Adoro cozinhar e todas as receitas que elas ensinam funcionam mesmo. É chegar em casa e fazer. Não tem erro", garante Cristiane.

Todas as participantes ganharam um livreto com o que foi ministrado na oficina.

 

SERVIÇO

Quem quiser saber um pouco mais sobre os trabalhos das especialistas, Jane e Rosemeire, basta acessar o www.bonnutri.com.br e falecom@bonnutri.com.br.

 
Publicidade

Veja também