Oficina Timochenco Wehbi abre nova programação

Na unidade de Presidente Prudente serão quatro atividades neste mês de julho, com 155 vagas.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/06/2013
Horário 09:58
 

A coordenação das Oficinas Culturais – unidades da Secretaria de Estado da Cultura, administradas pela Poiesis Instituto de apoio à Cultural, à Língua e à Literatura – informa que estão abertas as inscrições para as atividades programadas para as férias de julho em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 109 atividades e 3.536 vagas para oficinas, workshops, debates e palestras.

Criadas em 1986, as Oficinas Culturais são espaços onde são realizadas atividades variadas de formação e, também, são promovidas ações de difusão cultural como espetáculos de teatro, dança, circo, música, mostras de artes visuais, cinema, vídeo, fotografia, entre outras.

Na unidade de Presidente Prudente serão quatro atividades neste mês de julho, com 155 vagas. As inscrições estão abertas, abrangendo as áreas de música, artes plásticas, literatura e audiovisual, para os interessados em adquirir ou ampliar seus conhecimentos culturais.

A primeira delas será o "Workshop Instrumental", no dia 11, quinta-feira, às 10h, com 60 lugares. Com o objetivo de fomentar e divulgar a música instrumental de qualidade, Dney Bitencourt (guitarra), Thiago do Espírito Santo (contrabaixo) e Fábio Inocêncio (bateria) realizam uma apresentação em que a variedade melódica, harmônica e rítmica do jazz se fundem à Música Popular Brasileira. Em formato workshow, esta atividade promove uma interação entre músicos e público, por meio de um bate-papo ao final. Na abertura, haverá a participação do guitarrista Thiago Braga e do baixista Rodrigo Marques.

Guitarrista, compositor e arranjador, Dney Bitencourt estudou com Sandro Haick, Mozart Mello, Todd Jonhson e Jim Stinnett. É instrumentista nos grupos The Truth (soul, funk e jazz), Power Beat (jazz-rock) e Brisa Trio (MPB e jazz). Atualmente prepara "Simplesmente Alma", seu primeiro álbum solo.

Thiago do Espírito Santo, ao longo de 20 anos de carreira, acumulou uma série de shows e gravações, no Brasil e no exterior, ao lado de grandes artistas como Hermeto Paschoal, George Benson e Maria Bethânia, entre muitos outros. Lançou três discos solo e produziu para Oswaldinho do Acordeon o CD "Forró Chorado", indicado ao Latin Grammy de 2012.

Fábio Inocêncio estudou com os mestres da percussão Beto Caldas, Dinho Gonçalves e Christiano Rocha. Músico profissional desde 1996, montou em Presidente Prudente seu próprio instituto de ensino de bateria. É integrante do Somma, grupo de MPB, e do trio Jazzera, de música instrumental.

 

Workshop de Sticker


Coordenado por Fábio Nagate, o "Workshop de Sticker: Arte da Metrópole" será realizado no dia 20, sábado, das 14h às 18h, para interessados a partir de 14 anos. São 30 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 11.

Por meio de um trabalho prático com a técnica do sticker, que utiliza material adesivo e tem como base o graffiti contemporâneo, o workshop tem a proposta de levantar questões a respeito da intervenção artística no ambiente urbano, refletindo sobre os diversos modos com que pode ser trabalhada e sobre suas implicações frente à sociedade.

Fábio Nagate é formado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Participou de exposições coletivas como "a (o)" e "A reprodução plástica por meio da Serigrafia" e realizou individuais como "Da Cor do Universo" e "Incorpóreo".

 

Oficina de Haikai


No dia 20, sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h, ocorre a "Oficina de Haikai", com a coordenação de Mônica Taunisses. A atividade é destinada a interessados com mais de 18anos e as inscrições seguem até o dia 18. São 50 vagas.

Criado no Japão, o haikai é uma forma poética caracterizada pela brevidade e, originalmente, pelas referências à natureza e às estações do ano. Grandes escritores como Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade e Millôr Fernandes praticaram o haikai, dando-lhe características brasileiras. Nesta oficina, os participantes conhecerão a história do haikai, o percurso que o gênero tomou em nosso país e, por fim, experimentarão criar seus próprios haikais, inspirados por fotografias, músicas e fatos do cotidiano.

Mônica Taunisses é escritora e professora de língua portuguesa e redação. Autora das obras "As Quatro Mãos" e "A Lenda do Tempo Candango", atuou por trinta anos em sala de aula, com alunos do ensino fundamental ao superior, além de ter trabalhado como coordenadora pedagógica no Colégio Objetivo, na UniCOC e no governo do Distrito Federal.

 

Wokrshop de Vídeo Mapping


Ivan Valente coordena nos dias 27 e 28, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h às 19h, o "Filmes de Luz Sólida: Workshop de Vídeo  Mapping". São 15 vagas, oferecidas para artistas, arquitetos, publicitários, jornalistas e estudantes dessas áreas, VJs, DJs e demais interessados acima de 16 anos. Eles podem se inscrever até o dia 25 de julho.

Video Mapping (projeção mapeada) é um processo tecnológico que permite projetar vídeos em superfícies tridimensionais, como prédios, fachadas ou objetos, criando efeitos que aproximam a linguagem audiovisual de outros meios artísticos como arquitetura e escultura. Como contraponto prático à teoria abordada, os participantes se dividirão em grupos para criar suas próprias projeções a partir de um tema decidido em conjunto.

Ivan Valente é artista multimídia, VJ e designer. Graduado em Cinema e TV pela Universidade Estadual do Paraná, é especializado em produção de material audiovisual em live action e 3D, finalização e edição de fotos e vídeos, e elaboração e aplicação de material didático para cursos de tecnologia.

Serviço

AOS INTERESSADOS


Os cursos são totalmente gratuitos e de realização da Secretaria de Estado da Cultura através das Oficinas Culturais. A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br. Mais informações pelos telefones 3222-3693 / 3221-2959.
Publicidade

Veja também