Oficinas discutem plano estratégico nesta 6ª

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 15/04/2016
Horário 10:12
 

 

Presidente Prudente receberá hoje mais um passo no sentido da mobilização em torno do PIRH (Plano Integrado de Recursos Hídricos) da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sediando uma das seis oficinas realizadas nos comitês afluentes da bacia. O evento é promovido pelo CBH-Paranapanema (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema) e pela ANA (Agência Nacional de Águas).

Para cada oficina serão disponibilizadas até 60 vagas, para membros dos comitês de bacias afluentes, representantes de usuários e de entidades civis de recursos hídricos e demais interessados. Elas tiveram início em 11 de abril e se encerram no dia 25, passando por Londrina (PR), Maringá (PR), Marília (SP), Jacarezinho (PR), Piraju (SP), além de Prudente.

Nas oficinas serão relembradas as etapas já realizadas na construção do plano e colocada em discussão a proposta de plano de ações. Durante as oficinas serão realizadas dinâmicas ressaltando qual o papel do plano, como ele é organizado e definição de prioridades. O principal objetivo é coletar contribuições para subsidiar o planejamento das ações que comporão o PIRH Paranapanema.

 

Plano integrado

Plano Integrado de Recursos Hídricos da UGRH Unidade de Gestão dos Recursos Hídricos Paranapanema é um instrumento instituído pela Lei Federal 9.433/97, sendo uma ferramenta fundamental para a gestão dos recursos hídricos, uma vez que elenca prioridades, avalia a conjuntura e a situação da bacia, sugere programas e projetos.

Em suma, visa à gestão dos usos múltiplos da água, considerando as metas a serem alcançadas em consonância com a conservação dos recursos hídricos existentes. São três as etapas principais do planejamento: diagnóstico, prognóstico e plano de ações. O PIRH Paranapanema teve seus trabalhos iniciados em 2013 e será concluído em agosto.

 

SERVIÇO

Oficina do PIRH Paranapanema


Data: Hoje

Horário: Das 9h às 16h30

Local: Hotel Portal D’Oeste

Endereço: Avenida Brasil, 1501,Vila São Jorge

Cidade: Presidente Prudente

 

 

 
Publicidade

Veja também