Ofuc de Maringá se apresenta no Parque do Povo, deste domingo

Orquestra Filarmônica que já esteve na cidade, vem com um aparato maior em comemoração aos 100 anos de Presidente Prudente

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 02/09/2017
Horário 13:42
Divulgação / Facebook Ofuc, Maestro e diretor artístico Davi Oliveira está na coordenação da Orquestra Filarmônica desde sua criação
Divulgação / Facebook Ofuc, Maestro e diretor artístico Davi Oliveira está na coordenação da Orquestra Filarmônica desde sua criação

Em comemoração aos 100 anos de Presidente Prudente, a Ofuc - Orquestra Filarmônica - Unicesumar (Centro Universitário Cesumar de Maringá/PR), que já esteve na cidade, dá de presente para os munícipes, uma apresentação especial no Parque do Povo, às 19h deste domingo. O diretor da unidade local do centro universitário, Paulo Antonio Cesar Medeiros, 47 anos, diz que é importante ressaltar que o evento é aberto ao público em geral, do netinho ao avô. Ou seja, para toda a família, sem restrição de idade para apreciar a música erudita, popular, moderna e contemporânea.

Diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Maringá, o maestro Davi Oliveira, diz que a orquestra vem completa com suas três grandes sessões que são cordas, sopros e a percussão que somando, no palco estarão 65 músicos.

Conforme o maestro, a apresentação é separada em alguns blocos de repertório para atender todos os gostos e levar a música ao alcance de todos que estiverem no Parque do Povo. Em uma apresentação dessas, para grande público, executam um repertório bem diversificado com grandes clássicos mais conhecidos, obras populares brasileiras, algumas áreas de ópera e também os famosos temas de filmes.

“Como regente eu garanto que a expectativa é a melhor possível. Estivemos ai em 2015 atingindo um público de 10 mil pessoas, acreditamos que desta vez será maior. E para nós é maravilhoso voltar a Prudente em seus 100 anos e tocar para os munícipes. A orquestra está bem animada, há alguns meses vínhamos tratando com o Paulo Medeiros. Certamente, se Deus quiser será um sucesso!”, exclama o maestro.

 

Um show!

O evento é uma realização do Minc (Ministério da Cultura) e a UniCesumar, com apoio da Prefeitura de Presidente de Prudente, a Band Prudente, 98FM, Nelson Botti Confecções e Murakami Joias. A orquestra tem circulado com concertos em uma Carreta Palco por todos os municípios paranaenses e alguns do Estado de São via convênio com a Lei Rouanet, apoio de várias empresas paranaenses que patrocinam estes eventos que contam ainda com a colaboração dos municípios que ficam responsáveis pela segurança, alimentação dos músicos, que nesse evento, por exemplo, uma estrutura toda especial está sendo montada para acomodar o público, como cadeiras reservadas para os idosos, rampa de acesso para cadeirantes, entre outros detalhes.

 

“Estivemos aí em 2015 atingindo um público de 10 mil pessoas, acreditamos que desta vez será maior. E para nós é maravilhoso voltar a Prudente em seus 100 anos e tocar para os munícipes”

Davi Oliveira

maestro

 

A Ofuc!

Maringá acolheu a Ofuc no coração! Segundo o site da orquestra, a mesma foi criada em janeiro de 2003, com início das aulas em fevereiro, pelo reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do maestro e diretor artístico Davi Oliveira. Sua primeira apresentação foi no dia 17 de março, na própria instituição.

Já gravou vários CDs e DVDs ao vivo e alguns pontos altos marcaram sua trajetória. Um deles, a gravação dos “Temas de Filmes” em 2012 no Teatro Guaíra de Curitiba (PR), com a capacidade do teatro esgotada. O maestro convidado Roberto Tibiriçá também esteve à frente da Ofuc no “Festival Tchaykovsky”. Citamos ainda o cantor popular brasileiro Lenine, acompanhado pela Filarmônica em obras de sua vasta autoria.

A orquestra executa um programa de concerto diversificado, constando obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras dentre outras. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador da Ofuc, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras. São centenas de apresentações realizadas não só no Estado do Paraná, mas também em outros do país.

Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da UniCesumar, os quais são profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta hoje com 65 músicos organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção do DCA (Departamento de Cultura e Artes da UniCesumar). Sua história também porta títulos de méritos oriundos dos relevantes serviços prestados à comunidade, entregues pelo poder legislativo municipal e estadual.

Publicidade

Veja também