Olho no percentual

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 11/11/2020
Horário 04:03

Pelo Brasil afora a impugnação de candidatas mulheres tem gerado problemas para os demais candidatos a vereador do mesmo partido, por conta do cumprimento da cota mínima feminina de 30%; ou seja: sete mulheres na chapa com 21. 

Resultado drástico

No município de Sousa, no interior da Paraíba, o Juízo eleitoral, ao impugnar uma candidatura feminina, deu prazo para o Pros (Partido Republicano da Ordem Social) regularizar a situação. O que não ocorreu e a consequência foi drástica.  

Todos orfãos

O juiz Agílio Tomaz Marques tomou a decisão de indeferir o partido e, com isso, todos os candidatos a ele vinculados perderam os seus registros e se tornaram órfãos, inabilitados a concorrer nas eleições do próximo domingo.

Ajuste da cota

Em Blumenau, Santa Catarina, foram indeferidas quatro candidaturas do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), sendo quatro femininas. O partido precisou se ajustar dentro da cota, seguindo determinação eleitoral.

Sem ofensas

Em Presidente Prudente, candidaturas femininas também foram impugnadas. Como perguntar não ofende, então fica a pergunta: os partidos fizeram ajustes para se adequarem à cota mínima feminina?  

Própria política

Regra geral, as campanhas eleitorais majoritárias em Prudente entraram na reta final com um mesmo propósito: o da desconstrução da imagem do concorrente, com apontamentos sobre defeitos políticos e em relação ao descumprimento de promessas. 

Aplicativo pardal

Também está em voga o alerta sobre a contratação de cabos eleitorais. Há um limite e ultrapassá-lo enseja em abuso de poder econômico. Eleitores são orientados para filmar e denunciar qualquer suspeita de irregularidade, no aplicativo Pardal.  

Direito de resposta

O juiz eleitoral Michel Feres concedeu ao candidato a prefeito Guilherme Piai (PSL) direito de resposta em relações às agressões verbais, assim entendidas pela Justiça e proferidas pelo candidato José Lemes Soares (PDT) no horário eleitoral gratuito.

Rede proanimal

Na edição de ontem do Plantão, foi registrada a presença de representantes de duas instituições na sessão ordinária desta semana da Câmara de Vereadores. Agora, registra uma terceira: a ONG (organização não governamental) Rede ProAnimal Prudente.

Tudo de bom

Os 13 vereadores que compõem a 17ª Legislatura dão nome ao Bom Prato que será instalado em Prudente, na Vila São Jorge. O nome: Restaurante Popular Bom Prato “Guilherme Franceschini Lima”, que era um jovem tudo de bom.

Muito ativo

Nascido em 2004, filho de Cleverson Lucio Lima da Silva e Giselle Eloisa Franceschini Santos Lima, Guilherme foi aluno do Anglo e Sesi Furquim; praticou esporte, estudou música, fez Kumon e frequentou a Comunidade da Vila Maristela.  

Sonho cessado

Guilherme queria ir para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e depois ser policial federal. Perdeu a vida em acidente doméstico. Era neto do ex-diretor da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários), Luiz Antônio dos Santos, o Mazzaropi.

Publicidade

Veja também