Opções não vão faltar para as crianças se “desconectarem” nas férias

EDITORIAL -

Data 15/12/2021
Horário 17:15

As tão aguardadas férias escolares se aproximam. Após um ano onde as crianças mais ficaram em casa do que saíram para estudar ou passear, é hora de deixá-las aproveitar... Não se esquecendo, claro, de continuar seguindo as medidas de prevenção contra a Covid-19, como o uso de máscaras e de álcool em gel, por exemplo. A ômicron está aí e pouco se sabe sobre ela. A vacinação nos pequenos também ainda não começou por aqui...
Alguns adultos, que conseguem conciliar a folga do serviço com o recesso escolar dos filhos, aproveitam esta época para viajar, visitar familiares, conhecer lugares ou apenas descansar. Já para outros, é sinal de tarefa dobrada: cuidar das crianças e da bagunça que deixaram pela casa, após um dia exaustivo de reuniões e afazeres no trabalho. Para quem está em home office, dar conta das duas coisas também não é nada fácil.
As férias são esperadas... Um período diferente, sem muita rotina e regras. É nestes dias que os pequenos pedem para dormir e acordar mais tarde, abusar das guloseimas e por que não, ficar um pouco mais na internet, jogando videogame ou vendo o desenho preferido na TV? 
Com o tempo livre, sem a obrigação de estudar para as provas ou fazer o dever de casa, as horas conectadas nas redes sociais, pelo celular ou pelo tablet, devem com certeza disparar. O melhor, porém, é limitar horários e oferecer ainda oportunidades para novas experiências e diversão.
Em Presidente Prudente, teve início nesta semana, na Fundação Inova, a Oficina de Férias do Inovakids, destinada a crianças de 8 a 11 anos. Até sexta-feira, os pequenos inscritos (foram disponibilizadas 40 vagas) participam de atividades de robótica, realidade virtual e aumentada, fotografia virtual, experimento científico e projetos artísticos. Ao invés de ficarem em casa, “viciados” na internet, ou então saírem para a rua, correndo o risco de aprender o que não presta, as crianças ganham com a ação, a oportunidade de se divertirem e, mais do que isso, adquirirem conhecimento e cultura.
Outra boa opção, conforme divulgado na edição de hoje, vem sendo preparada pelo Centro de Atividades Sesi de Presidente Prudente (CAT Sesi). Trata-se do Super Férias, evento voltado para crianças de 5 a 12 anos, onde monitores especializados promovem atividades recreativas, de esporte, cultura e lazer. A programação, aberta para beneficiários da indústria e comunidade em geral, será realizada de 3 a 28 de janeiro, neste ano de forma presencial. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Realizado duas vezes por ano, o Férias no Matarazzo também ocorrerá em janeiro. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), sempre conta com diversas atividades gratuitas para a garotada, incluindo recreação, teatro, oficinas, contação de histórias e sessões de cinema, em diferentes horários. Logo, logo devem ser divulgadas as informações.
Se bem planejadas, as férias devem propiciar além de diversão. Pode ser um período para novas amizades, para matar a saudade dos avós, para a descoberta de coisas novas e até mesmo para uma aproximação maior entre pais e filhos. Aproveite o que a cidade tem a oferecer!


 

Publicidade

Veja também