A Operação Carnaval, realizada pelo Corpo de Bombeiros no Balneário Municipal de Rancharia, não teve registro de ocorrências. O trabalho foi realizado entre os dias 6 e 9 de fevereiro, com atividades de prevenção no balneário municipal, considerado um dos pontos turísticos da região.
Segundo o comandante da base de Bombeiros, subtenente Osmar Pereira da Costa, não houve nenhum incidente. "Tudo transcorreu dentro da normalidade. A demarcação das águas da represa é fator primordial e vem contribuindo de maneira significativa na segurança dos banhistas, uma vez que não se registra afogamentos há mais de 5 anos no local", destaca.
Na operação foram realizados trabalhos de conscientização e esclarecimentos dos riscos aos banhistas. "Com a chegada do verão, naturalmente mais pessoas buscam lazer em locais onde é possível aliviar as altas temperaturas. É justamente nesse período, que vai desde o início das férias escolares até o carnaval, onde se verifica um acréscimo significativo de mortes, não só em praias, mas também em lagos, lagoas, rios e represas", relata o comandante.
Ainda segundo Osmar, estes casos de afogamentos comuns nesta temporada do ano estão ligados à falta de informação, abuso do álcool, ousar em locais impróprios para banho, falta da utilização de equipamentos adequados e falta de vigilância.
SERVIÇO
CONTATO
O Corpo de Bombeiros atende qualquer ocorrência de resgate. Em caso de emergências, a população deve acionar a corporação pelo telefone 193, disponível 24 horas.
na segurança", diz comandante