Durante a Operação Shot Down Own, deflagrada pela Polícia Civil de Presidente Venceslau, nesta quarta-feira, com o objetivo de reprimir o crime de tráfico de drogas, nove pessoas foram presas, nas cidades de Campinas, Presidente Prudente, Caiuá e Venceslau. Oito investigados foram recolhidos preventivamente, sendo dois deles ainda autuados em flagrante após serem surpreendidos com entorpecentes, mesma medida que se estendeu ao nono envolvido.
A ação foi decorrente de trabalho de apuração da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente) de Venceslau, que identificou integrantes de uma rede de tráfico de drogas que operava na mesma cidade, com ramificações nas outras demais localidades. A Polícia Civil então representou pela prisão temporária de 12 suspeitos, bem como pela realização de buscas em oito imóveis supostamente utilizados como pontos de venda de entorpecentes.
Com aval da Justiça, os mandados de prisão temporária foram cumpridos, resultando em oito presos, sendo um em Campinas, um em Prudente, um em Caiuá e cinco em Venceslau. Já as ordens de buscas, estas foram executadas em cinco residências em Venceslau, duas em Prudente e uma em Naviraí (MS).
“Durante as buscas foram encontradas drogas em duas residências venceslauenses, resultando na prisão em flagrante de três pessoas por tráfico, sendo que sobre duas delas já pairavam ordens de prisão temporária, resultando na cumulação das prisões”, explica a Polícia Civil.
Em Venceslau, portanto, em um imóvel localizado no Conjunto Habitacional Antonio Daraya foram encontradas porções de cocaína e de haxixe, bem como dinheiro e uma balança de precisão. O morador, 24 anos, foi preso. O mesmo ocorreu com uma mulher, 25 anos, e seu companheiro, 40 anos, surpreendidos em uma casa na área central da cidade em posse de porções de cocaína e dinheiro.
“Todos os presos permanecerão à disposição do Poder Judiciário para a realização de audiência de custódia. A Polícia Civil representou pela conversão das prisões em flagrante realizadas em prisões preventivas. No contexto da operação também foram apreendidos vários aparelhos celulares, que servirão de fonte de prova para a continuidade das investigações”, destaca o órgão.
Efetivo reforçado
A operação contou com a participação de policiais civis de toda área da Delegacia Seccional de Venceslau, da 2ª Dise de Prudente, de Campinas e de Naviraí (MS), bem como de equipes da Companhia de Força Tática da Polícia Militar e policiais penais do Canil da SAP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).
“A Polícia Civil ressalta o êxito da operação, resultado direto da integração das forças de segurança, a importante atuação conjunta de policiais civis, militares e penais, sendo que a conjugação de esforços entre as instituições tem se mostrado fundamental no combate ao tráfico de drogas, um crime altamente nocivo à sociedade, responsável por impulsionar delitos patrimoniais e desestruturar famílias”, ressalta o órgão.
“Também pontua que a população desempenha papel essencial nessa luta, podendo eventuais denúncias serem apresentadas pelo telefone 197 ou diretamente à equipe da Dise de Presidente Venceslau, sendo que todas as informações são apuradas com absoluto sigilo e discrição”, finaliza.