Operadoras podem solicitar à Prefeitura permissão para instalar antenas de 5G em Prudente

Decreto que regulamenta operação da tecnologia foi assinado nesta terça; equipamentos poderão ser colocados em postes, fachadas de prédios e até monumentos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/09/2022
Horário 18:07
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Prefeitura de Prudente regulamentou operação do 5G na cidade
Prefeitura de Prudente regulamentou operação do 5G na cidade

Foi assinado nesta terça-feira o decreto nº 33.465/2022, que regulamenta a operação do 5G em Presidente Prudente. Conforme o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Helton Sapia, a concessão para a exploração comercial da tecnologia no município já ocorreu e, a partir de agora, as operadoras vencedoras podem solicitar à administração municipal uma permissão para que sejam instaladas as antenas, ferramentas necessárias para que o 5G funcione na cidade.

O documento traz as regras para a ocupação do espaço público, já que a tecnologia exige de cinco a 10 vezes mais antenas, apesar de serem equipamentos muito menores do que os utilizados atualmente.

“As antenas utilizadas pela tecnologia 5G são pequenas e poderão ser instaladas em postes, fachadas de prédios e até monumentos, já que são discretas e não poluem visualmente o ambiente”, explicou Helton.

Conforme o titular da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), Edilson Magno, a equipe técnica da pasta, juntamente com a Setec, se dedicou ao projeto e à elaboração do decreto por meses, a fim de garantir um processo ágil e sem burocracias.

O prefeito Ed Thomas (PSB) mencionou a importância da tecnologia para a cidade e para a vida das pessoas. “Prudente se prepara para essa nova tecnologia, assim como as grandes cidades têm se preparado. É agilidade nos processos, mais conhecimento para nossas crianças, informação em tempo real nas nossas unidades de saúde, secretarias integradas, surgimento de novas startups, dentre tantos outros benefícios. Obrigado a todos os envolvidos”, considera.

O documento foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial desta terça-feira e pode ser consultado no link gdoe.com.br/publicacao/?arq=6317492238bf1.pdf.

O que é o 5G?

Conforme a Agência Brasil, o 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialistas apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas.

Enquanto o 4G garante tráfego de 1 Gbps (Gigabits por segundo), o 5G terá velocidade para baixar informações de até 10 Gbps. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) é de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.

Já a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

O 5G significa um avanço em relação aos padrões anteriores em uma série de aspectos: permite mais dispositivos conectados, o que está se tornando necessário diante do crescimento da chamada Internet das Coisas, com o crescimento da comunicação máquina a máquina; aumenta a velocidade de conexão, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade, como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de vídeos e áudios em tempo real (streaming) ou os jogos eletrônicos; diminui a reposta da conexão (latência), melhorando e contribuindo para que os dispositivos móveis tenham uma conexão que permita aplicações em tempo real ou que demandam trocas de informação de forma rápida; e tem maior capacidade de banda, o que é importante diante do aumento de informações que são publicadas e circulam na internet, seja a criação de mais conteúdos ou a melhoria da qualidade, como no áudio ou na definição em vídeo.

O 5G poderá dar suporte a diversos tipos de aplicações benéficas. Elas vão desde os sistemas de pagamento até a viabilização de carros autônomos (que funcionam sem motoristas), bem como outras soluções de Internet das Coisas envolvendo sensores e monitoramento em fábricas ou sem serviços públicos (como acompanhamento de consumo de água ou de lâmpadas de postes).

Publicidade

Veja também