Oposto Teatro chega a 3 bairros prudentinos com peça infantil

“Shakuntala” será apresentada amanhã, quinta e sexta, no Humberto Salvador, João Domingos Netto e Morada do Sol

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 19/07/2022
Horário 21:00
Foto: Rodrigo Leal
“Shakuntala” retrata sua protagonista do seu nascimento até tornar-se uma rainha
“Shakuntala” retrata sua protagonista do seu nascimento até tornar-se uma rainha

Mais uma vez, quem não assistiu ainda terá a oportunidade de apreciar com toda a família, gratuitamente, amanhã, quinta e sexta-feira, em três bairros de Presidente Prudente, o espetáculo infantil “Shakuntala”, do Oposto Teatro Laboratório
“Nossa proposta com estas apresentações é valorizar a população, os artistas e os espaços culturais de três bairros periféricos da cidade: o Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador, o Conjunto Habitacional João Domingos Netto, e o Jardim Morada do Sol”, expõe Marilyn Nunes, atriz e diretora do grupo.
Segundo ela, com esta série de apresentações nos três bairros, contemplam tanto o público infantil quanto o adulto, proporcionando ações culturais, fomentando o teatro entre a população, além de vincular ações positivas sobre o bairro na cidade como um todo. 
“Há que se falar desses bairros pelos seus artistas, pela sua arte, pelos movimentos culturais que se estabelecem. São esses assuntos dos noticiários que devem vincular e que darão orgulho aos seus morados, em que dirão: ‘Sim, é nesse bairro que está tendo teatro que eu moro’”, destaca a diretora.
O grupo residente do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, Oposto Teatro Laboratório, foi contemplado com o Edital ProAC 33/2021 – Ações Locais / Favelas e Periferias Produção / Difusão / Capacitação / Eventos / Manutenção de Corpos Artísticos (presencial e/ou online), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Marilyn salienta que com esse espetáculo, o grupo pretende fazer uma ação muito forte nos bairros citados e também dar ênfase aos mesmos na mídia local, por ser um teatro feito nesta região periférica por artistas oriundos desta mesma localidade. “Além de fomentar a formação cultural da população destas áreas pouco favorecidas com as ações artísticas mais recorrentes, que normalmente se afunilam no centro da cidade. Também queremos valorizar a potência que a periferia possui”. 

O espetáculo e sua história

Criado com um trabalho de pesquisa na Índia, tendo sua estreia em março de 2021, recebendo o prêmio ProacLab de montagem, “Shakuntala”é um espetáculo musicado cujo enredo pauta-se na literatura indiana, encenando um dos episódios do Mahabharata. Sua protagonista, Shakuntala, é retratada desde o seu nascimento (quando foi abandonada à beira de um rio, tendo que viver numa floreta) até tornar-se uma rainha, vencendo todas as dificuldades. 
Shakuntala é filha do sábio Vishwamitra e da ninfa Menaka, mas é criada numa floresta pelo sábio Kanva. Ao conhecer o rei Dushyanta, se apaixona e com ele se casa, ganha um anel real como símbolo do casamento. O rei, porém, parte em seguida, prometendo voltar para buscá-la. Shakuntala espera por Dushyanta, e perdida em seus pensamentos não ouve quando o sage Durvasa lhe chama, e como castigo, recebe a maldição de ser esquecida pelo rei. 
Ela dá à luz um filho, Bharata, e vários anos se passam sem que haja o retorno do rei. O anel que ganhou pode fazê-lo recuperar a memória, mas foi engolido por um peixe. Nessa aventura, Shakuntala mostra a força feminina que cresce ao se tornar mãe, e como sua bondade lhe conduziu ao posto de rainha. 

FICHA TÉCNICA

Atriz e direção: Marilyn Nunes 
Músico e ator: Alexandre Rosa
Preparação de ator/atriz: Viviane Soto-Dardeau
Texto, cenário e figurino: Oposto Teatro Laboratório
Montagem sonora: Alexandre Rosa

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, dia 20 
Horário: às 17h
Local: EM Sylvia Marlene Pereira Faustino (João Domingos Netto)

Quinta-feira, dia 21
Horário: às 14h
Local: Casa da Sopa (Morada do Sol, Km 7)

Sexta--feira, dia 22
Horário: às 18h 
Local: Praça da Juventude (Jardim Humberto Salvador)


 

 

Publicidade

Veja também