Ora bolas!

OPINIÃO - Dennis Luiz Gomes Pereira

Data 02/06/2022
Horário 04:30

No álbum “Disco Club” de 78, do grande e eterno Tim Maia, um single chamado “Sossego” ganha as paradas de sucesso com o trecho: “Ora bolas, não me amole. Com esse papo, de emprego. Não está vendo, não estou nessa. O que eu quero? Sossego, eu quero sossego!” Vale lembrar que essa música é de 1978. Há mais de 40 anos o cenário vem mudando e, ficar sossegado, não faz parte de quem quer ganhar o mercado profissional.
A Fundação Roberto Marinho, em recente pesquisa, constatou que o profissional com nível técnico tem mais chances de ser contratado em relação a quem possui apenas o ensino médio. Foram entrevistadas 800 empresas, sendo que 42% delas têm jovens com formação técnica entre seus funcionários e relatam que, além de permanecerem em seus empregos, eles evoluem de cargo; e 61% afirmam ter gestores que entraram com essa formação. A palavra sossego para os jovens brasileiros deve ser algo bem distante e não incorporado na vida profissional.
O jovem deve despertar o seu lado proativo. Impulsionar sua carreira e estar aberto às mudanças que o mercado exige. É sair da zona de conforto, literalmente. Mas que fique bem claro que isso faz parte do jogo profissional. Ora estamos sossegados, ora somos um furacão de competência chamado banda “Vitória Régia”, a banda do Tim.
Assim, como todo cantor ou banda de sucesso, ganhar espaço no mercado é ter uma proatividade e começar aos poucos. A dica é fazer um curso profissionalizante para ganhar o cenário. Um curso técnico abre portas desse mercado que não é sossegado, mas, sim, uma crescente busca de jovens talentos. Todo curso profissionalizante traz a prática, teoria, vivência laboral, relacionamento interpessoal, networking e ascensão na carreira. A retomada econômica aquece o mercado que, infelizmente, tem profissionais “sossegados” e sem capacitação. O momento agora é ter um perfil positivo, motivacional e ser proativo.
Aliás, tem universidade particular em Presidente Prudente, com estrutura tecnológica de ponta, que oferece formação técnica na área da saúde de forma rápida, com excelência e ainda oportunidades de bolsas de estudo. O aluno aprende com o que há de mais moderno, consegue ser inserido no mercado de trabalho em curto tempo e depois pode retornar à universidade para se aperfeiçoar na sua área com um curso de graduação. A vontade e a capacidade de entrar nesse mundo vão de cada pessoa. 
“Sossego” é um clássico da música brasileira. Mas lembre-se, sossego demais é deixar de ser um profissional completo para ficar no anonimato.
 

Publicidade

Veja também