Organização aguarda 5 mil pessoas no Festival de Pipas

Evento será neste domingo em novo local, no Kartódromo da Cidade da Criança; “Esperamos que o tempo ajude”, anseia o secretário de Turismo

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 18/08/2023
Horário 22:22
Foto: João Daniel Neto
Ano passado o evento foi realizado no Balneário da Amizade
Ano passado o evento foi realizado no Balneário da Amizade

Com o Folclore Brasileiro como tema em 2023, neste domingo será realizada a 36ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri, promovido pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Turismo, jornal O Imparcial e Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente). O evento, que no ano passado ocorreu no o Balneário da Amizade, será novamente em novo cenário, desta vez no Kartódromo da Cidade da Criança, a partir das 9h. Segundo o secretário de Turismo, Adolfo Padilha, estão com uma boa expectativa, mesmo porque estão realizando o evento na Cidade da Criança, a qual tem público todos os finais de semana. “Esperamos que o tempo ajude, dê uma reviravoltinha na previsão, mas se tiver bom tempo no domingo de manhã, a gente acredita que passe de 5 mil pessoas”, anseia.

Para falar sobre a importância em manter a realização desse evento, Padilha acentua que o festival é uma marca de Presidente Prudente. “Então é tradicional evento, em que a gente precisa prestigiar, tem que motivar, fomentar, porque eu realmente acredito que é um dos eventos que se sobressai entre todos que temos no município. O Festival de Pipas é sem dúvida um dos grandes destaques que temos, um evento genuinamente prudentino”, acentua o secretário. 

Conforme Padilha, a escolha pelo Kartódromo se deu por ser um espaço com menos árvores, tem bastante espaço para poder empinar as pipas, correr, soltar a linha. “E a corrente de vento ali também é normalmente mais forte do que em outros lugares da Cidade da Criança”, salienta o chefe da pasta de Turismo.

Além da beleza das pipas no céu, da alegria que essa brincadeira proporciona às pessoas, dos pequeninos aos adultos, no local ainda terá outras atrações segundo Padilha, como o Festival do Rock, uma realização da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), exposição de carros antigos.

“É UM TEMA VASTO, COLORIDO, O QUE INSTIGA AINDA MAIS A CRIATIVIDADE PARA PRODUÇÃO DE UMA VARIEDADE DE PIPAS”
Vânia Nilva Ferreira

“Convidamos o pessoal dos fusquinhas, os motoclubes da cidade. O Festival de Rock será ali no palco dos jardins, onde ficam os brinquedos da Cidade da Criança. E o Festival de Pipas será lá embaixo, no Kartódromo. O que é uma atração a mais para o público prestigiar no domingo”, frisa Padilha. 

Desde o início

A responsável pelo setor administrativo de O Imparcial, Vânia Nilva Ferreira, cita que a escolha do tema Folclore Brasileiro é em alusão ao Dia do Folclore, que é celebrado no dia 21. “E, além disso, é um tema vasto, colorido, o que instiga ainda mais a criatividade para produção de uma variedade de pipas”, acredita ela.

Para Vânia, que acompanha cada edição desde sua primeira realização, é gratificante saber que a cada ano há mais interesse de novos parceiros que colaboram neste grande evento. 

“A pretensão é trazer os familiares com seus filhos para um lazer sadio, desfrutar de uma manhã diferenciada e ainda colaborar com as entidades de Presidente Prudente, através da Feapp, que estarão vendendo salgados, doces, refrigerantes, etc, durante o evento”, destaca ela. 

Vânia cita ainda as inúmeras outras ações praticadas pelos patrocinadores: PB Lopes Scania, Energisa, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Stetsom, 98 FM, Band, Thor, Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Empresa Andorinha, Matsuda Pet, Liane Veículos, Boscoli, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e RG Mídia.

Premiação

Como premiação haverá duas bicicletas para os primeiros lugares de cada categoria, um kit Thor, uma camiseta Stetsom, um Headfone, uma garrafa da Unoeste. O segundo colocado de cada categoria ganhará uma passagem da Andorinha, um Kit Thor de tempero, uma camiseta Stetsom.

“Teremos três jurados que irão acompanhar, analisar as duas categorias: Pipa Maior e Pipa Temática de quais sairão os vencedores”, adianta Vânia acrescentando que vale lembrar que no local ficará uma ambulância, socorrista, policiamento, controle do cerol, tendas para o público, água para hidratação. “Cuidados essenciais para que tenhamos um bom evento”, diz Vânia.

João Daniel Neto

Em clima de Copa do Mundo, apareceram bolas, camisetas e até craques viraram pipa

Publicidade

Veja também