Organização celebra participação do público

Conforme padre Tutti, estimativa é que 2 mil pessoas passaram pela Festa das Nações, em PP, na 6ª-feira

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 03/08/2014
Horário 08:31
 

A organização da 18ª edição da Festa das Nações, em Presidente Prudente, comemora os dois primeiros dias de evento e almejam o encerramento com "chave de ouro". De acordo com o padre Antônio Sérgio Girotti, Tutti, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a estimativa é que cerca de 2.000 pessoas passaram pelo Villa Romana Shopping Centro na sexta-feira. São barracas de nove países diferentes com variedades em cultura gastronômica e o lucro será revertido para as obras realizadas pela entidade católica da vila Maristela. O término será hoje, e a abertura dos portões ocorre às 11h.

Jornal O Imparcial Joelho de porco é a sensação da barraca da Alemanha; Festa das Nações termina hoje

Os voluntários também elogiam a edição de 2014, considerada pelo coordenador da barraca da Alemanha, José Américo, que há 12 anos participa do evento, como a melhor realização, tanto pela presença de público, quanto pela saída dos pratos. E destaca que a especialidade gastronômica da barraca, o "einsbein" – que é o joelho de porco com salada de batata e chucrute - tende a esgotar até o último dia da festa.

"A primeira noite da Festa das Noções nos surpreendeu, pois geralmente em edições anteriores, vendíamos cerca de 100 pratos. Neste ano, foram 230. Acreditamos que teremos essa especialidade somente até o jantar deste sábado, a procura está grande. Gostamos deste local e destacamos que é um dos melhores anos da festa", aponta Américo.

As irmãs Adelaide, Maria e Olga, da família Casarotti, aproveitaram o evento para se reunir durante o almoço e degustar pratos árabes, visto que participam desde a primeira edição da Festa das Nações. "Todos os anos participamos deste evento e não poderíamos perder essa edição. Aproveitamos também para passarmos um tempo juntas e quebrar a rotina. Vamos variar os pedidos e experimentar um pouquinho da comida de cada país, principalmente os pratos árabes", conta Olga.

 

Reformas

O padre explica que o lucro será revertido para as obras de duas paróquias e a construção de uma capela no bairro União. Também serão investidos em algumas reformas na igreja matriz e do Centro de Formação. "A organização espera que o lucro seja o suficiente para continuar as obras da paróquia. O evento está sendo um sucesso e tudo correndo dentro da normalidade esperada. O novo espaço é bastante aconchegante e lotado todas as noites com público rotativo. Agradecemos todos aqueles que estão participando e colaborando para a realização desta edição", agradece Tutti.

 

Barracas

Conforme publicado em O Imparcial, são nove países representados com pratos típicos na Festa das Nações. Os principais pratos são: na Inglaterra, batata recheada; na Alemanha, o joelho de porco; na Itália, massas em geral; bolinho e pastel de bacalhau incrementam a barraca portuguesa; a paella está na da Espanha; no espaço árabe, terá quibe; na japonesa, o tradicional yakissoba; churrasquinho grego na da Grécia; e na barraca brasileira, pratos típicos.

 

SERVIÇO

18ª FESTA DAS NAÇÕES

Local: Villa Romana Shopping Centro

Término: Hoje

Abertura dos portões: 11h

Entrada: Gratuita
Publicidade

Veja também