Orquestra de Viola de Mirante é atração confirmada na Agrishow 2023

Apresentação será hoje, em Ribeirão Preto, com repertório de grandes artistas da música sertaneja raiz, que promete encantar o público

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/05/2023
Horário 07:10
Foto: Cedida
Orquestra de Viola Caipira de Mirante se apresenta hoje, na Agrishow 2023, que é realizada em Ribeirão Preto
Orquestra de Viola Caipira de Mirante se apresenta hoje, na Agrishow 2023, que é realizada em Ribeirão Preto

A Orquestra de Viola Caipira de Mirante do Paranapanema é uma das atrações da Agrishow 2023 – feira internacional de tecnologia agrícola – que é realizada em Ribeirão Preto (SP).  É considerado o 2º maior evento do segmento no mundo e o maior na América Latina, reunindo tudo o que há de mais moderno em produtos e soluções para o agronegócio.
A orquestra, segundo o maestro Willians Baker, se destaca entre os grupos, pois possui um formato diferente na formação. “Além dos violeiros, a orquestra tem um coral que acompanha os músicos. O grupo possui 22 integrantes com idades bem variadas, que vão desde 16 até 70, 80 anos”, explica.
De acordo com o maestro, o repertório elaborado para a apresentação inclui grandes nomes da música sertaneja raiz (caipira) como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Almir Sater, Sérgio Reis, entre outros. “Este ano, em nossas apresentações, estamos acrescentando no nosso repertório, músicas de Rolando Boldrin e Inezita Barroso, como uma homenagem a esses artistas”, comenta.

Orquestra de Viola Caipira

O projeto da Orquestra de Viola Caipira de Mirante do Paranapanema começou através do curso de viola caipira ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em 2019. O grupo recebeu em 2022 o Prêmio Inezita Barroso da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), instituído com o objetivo de premiar as pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na sociedade em razão de sua contribuição com a música “caipira de raiz” e qualquer forma de arte popular que a complemente.
De acordo com o maestro Willians Baker, graças ao desenvolvimento do projeto da Orquestra de Viola Caipira, Mirante do Paranapanema conquistou o título de “Capital Cultural do Pontal”.

Foto: Cedida

Além dos violeiros, orquestra conta com um coral que acompanha os músicos

Publicidade

Veja também