Orquestra Filarmônica da Unicesumar estará em PP em setembro

Apresentação especial será no Parque do Povo no dia 3 de setembro, às 19h, em comemorações aos 100 anos da cidade

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 26/04/2017
Horário 08:31
 

Foi assinado na tarde de ontem no gabinete do prefeito, Nelson Roberto Bugalho (PTB), o convênio (termo de cooperação que vai garantir toda a infraestrutura) para a vinda da Ofuc - Orquestra Filarmônica - Unicesumar (Centro Universitário Cesumar de Maringá/PR) com sua Carreta Palco para uma apresentação especial no Parque do Povo, no dia 3 de setembro, às 19h, em comemoração aos 100 anos de Presidente Prudente. Dentre os presentes, membros da comissão do centenário, o chefe do Poder Executivo, José Fábio Sousa Nougueira, titular da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e o diretor da unidade local do centro universitário, Paulo Antonio Cesar Medeiros, 47 anos.

Jornal O Imparcial Maestro Davi Oliveira está à frente da regência da Ofuc desde 2003

"A orquestra, que já esteve na cidade outra vez, desta virá com um aparato muito maior! Este é um grande presente da Unicesumar para nossa cidade. Um dos vários eventos culturais que irão acontecer em comemoração ao aniversário centenário de Prudente, assim como na área esportiva, entre outras. E já estendemos o convite a população que se faça presente em todos esses eventos", expõe Marcelo Costilho Jorge, presidente da comissão.

Segundo Paulo, a orquestra filarmônica tem levado músicas eruditas, populares, moderno, contemporâneo para todos os municípios paranaenses e alguns do Estado de São Paulo. A Carreta Palco circula com convênio com a Lei Rouanet, apoio de várias empresas do Paraná que patrocinam estes eventos e sempre conta com a colaboração dos municípios em questão de segurança, alimentação dos músicos, que nesse evento, por exemplo, estará preparando toda uma estrutura para acomodar o público com cadeiras, lugares especiais para os idosos, cadeirantes, entre outros detalhes.

Conforme Paulo, cerca de 90 profissionais da música, entre professores, alunos, estudantes de outras áreas, além de uma equipe técnica estarão unidos pelo dom e pelo prazer trazendo para a cidade um repertório amplo, não apenas restrito a música clássica, mas com músicas contemporâneas, modernas, inclusive com temas de videogame e filmes, como marcha imperial do "Star Wars".

"É um evento não apenas para os pais e avós, mas para os filhos. Ou seja, para a família prudentina. Com esse repertório, os jovens se identificam, reconhecem coisas que eles gostam. Esse é um dos objetivos da orquestra, fazer um trabalho que aproxime a juventude da cultura tradicional", ressalta o diretor da unidade local.

 

Participação

Paulo menciona que quando a Ofuc esteve na cidade, em 2015, foi recebida por um público de 8 mil pessoas. Logo, acredita que se cada um que prestigiou o evento na ocasião, gostou, levar uma pessoa, esse número pode dobrar. "Vale lembrar que durante a tarde, antecedendo o evento, alunos da Unicesumar estarão realizando várias atividades extracurriculares no local. Será um domingo especial com certeza", salienta o diretor. A Rádio Band, 98 Fm, Murakami Jóias e Nelson Botti Confecções estarão apoiando a apresentação da orquestra na cidade.

 

A orquestra

Maringá acolheu a Ofuc no coração! Segundo o site da orquestra, a mesma foi criada em janeiro de 2003, com início das aulas em fevereiro, pelo reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do maestro e diretor artístico Davi Oliveira. Sua primeira apresentação foi no dia 17 de março, na própria instituição.

Já gravou vários CDs e DVDs ao vivo e alguns pontos altos marcaram sua trajetória. Um deles, a gravação dos "Temas de Filmes" em 2012 no Teatro Guaíra de Curitiba (PR), com a capacidade do teatro esgotada. O maestro convidado Roberto Tibiriçá também esteve à frente da Ofuc no "Festival Tchaykovsky". Citamos ainda o cantor popular brasileiro Lenine, acompanhado pela Filarmônica em obras de sua vasta autoria.

A orquestra executa um programa de concerto diversificado, constando obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras dentre outras. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador da Ofuc, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras. São centenas de apresentações realizadas não só no Estado do Paraná, mas também em outros do país.

Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da UniCesumar, os quais são profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta hoje com 65 músicos organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção do DCA (Departamento de Cultura e Artes da UniCesumar). Sua história também porta títulos de méritos oriundos dos relevantes serviços prestados à comunidade, entregues pelo poder legislativo municipal e estadual.

 
Publicidade

Veja também