Os convocados por Tite

OPINIÃO - Luiz Kazuo Komoda

Data 24/05/2018
Horário 08:24

Você e eu, e muitos que sabem pouco de futebol, sabíamos que Neymar e Gabriel Jesus não ficariam fora da lista de 23 jogadores convocados por Tite, técnico da seleção brasileira de futebol. A lista saiu em todos os jornais. A ausência de Daniel Alves – que era grande nome cogitado – entristeceu a torcida, uma contusão no joelho provocou essa dispensa. Esse grupo foi apresentado dia 14 deste mês pela mídia. Eles jogarão, entre junho e julho, na Copa do Mundo 2018, na Rússia, para tentarem o hexacampeonato.

Tite disse que seria inevitável cometer injustiça com alguns jogadores, mas as vagas são limitadas. Um nome que temos plena certeza que não foi, nem seria chamado, cada um de nós conhece muito bem: é o nosso próprio nome. Porque não somos craques, nem temos a competência que eles têm.

Entretanto, todos terráqueos, inclusive jogadores e torcedores, estão convocados para a mais importante seleção do universo: a dos remidos do planeta Terra. Convocação essa que está em curso desde a primeira promessa para essa remissão. “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”, afirma Gênesis 3:15. A passagem indica a primeira competição onde Satanás feriu o calcanhar de Jesus (essa agressão Jesus superou, foi crucificado, morreu, mas ressuscitou) e Cristo feriu a cabeça do inimigo (é ferida mortal, a extinção derradeira do diabo que só falta se cumprir no Juízo Final). O jogo no qual essa seleção atua consiste de compartilhamento de bênçãos, das boas novas que o maior técnico preparador efetua no universo.

Tite disse que consistência de carreira e sequência do trabalho foram critérios considerados para a escolha da seleção canarinho. Para a seleção de Jesus, os critérios são fé e batismo. “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”, diz Marcos 16:16. Além de amor a Jesus e cuidados ao rebanho do Bom Pastor. “Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas”, cita João 21:16). Também a perseverança em aguardar e amar a volta do Mestre: “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo”, diz Mateus 24:13. E confirma 2 Timóteo 4:8: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. E completa: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”, relata Hebreus 9:28.

Tite disse ainda que em Copa do Mundo a pressão psicológica, a necessidade de desempenho, os aspectos táticos, físicos, emocionais, são fundamentais na avaliação dos integrantes. Na seleção dos remidos, para estarmos em pé no grande dia da volta do Messias, vale respeitar os aspectos físicos. “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”, cita 1 Coríntios 3:17. Mas também emocionais e espirituais. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor” entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”, disse Jesus em Mateus 7:21. Devem estar muito bem alinhados com a vontade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Oração, estudo profundo da Bíblia Sagrada e testemunho de discipulado obediente conduzem a esse alinhamento. Está escrito na Bíblia Sagrada. 

Publicidade

Veja também