Os subgêneros do terror

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 26/08/2020
Horário 06:57

Os filmes de terror se iniciaram, praticamente, junto às telonas. Eles também estão presentes em praticamente todos os tipos de mídia. Portanto, é compreensível a existência de milhares de obras e que, muitas delas, sejam consideradas clássicos do antigo e novo cinema e literatura. Essas histórias têm o poder de nos tirar o sono e confrontar com verdades quase que inverossímeis. Para você que gosta desse gênero, aqui vai uma lista mostrando como ele se divide em vários outros subgêneros e como cada um deles tem suas características, com novos medos e monstros.

Psicológico


Esse subgênero se tornou o queridinho de Hollywood e é o mais famoso da década! As obras retratam a vulnerabilidade da mente humana, onde o medo gera reações internas que serão exploradas fazendo a cabeça do espectador virar, literalmente, de cabeça para baixo! Alguns exemplos são: “A Bruxa”, “Hereditário”, “Cisne Negro”, “O farol”, “Corra!”, “Mãe!” e “Midsommar”.

Cósmico


Se inspira no escritor H.P Lovecraft e sua ficção de terror cósmico, onde se trata de histórias que envolvem fenômenos relacionados ao ocultismo, como possessão astral, miscigenação alienígena, entre outros. Esse subgênero vem ganhando força e já tem filmes como: “Aniquilação”, “A Cor que Caiu do Espaço” e “The Void”.

Montros

Produções com personagens humanas, não humanos ou que sofreram mutações. Muitos conhecidos famosos por filmes de zumbis, vampiros e animais fantásticos. Às vezes beiram o trash e o cômico por serem apelativos. Mas a ressalvas positivas como: “O Homem Invisível” e “Guerra Mundial Z”. 

Trash

Produções de baixo orçamento, com uma pegada mais apelativa, que nasceu décadas atrás quando os efeitos especiais eram muito precários. Exemplos: “Sharknado” e “O A taque dos Tomates Assassinos”. 

Found Footage

Se trata basicamente de um falso documentário, onde o custo de produção também é muito baixo, por conta do uso de câmeras de mão. As abordagens incluem situações com monstros, fim do mundo, serial killers. Found Footage se trata de filmes como: “A Bruxa de Blair”, “REC” e “Creep”.

Cômico

Filmes que têm o gênero de terror como ponto chave, mas que propositalmente fazem o telespectador rir, seja na violência exagerada, narrativa ou personagens. No Brasil, é conhecido como “Terrir”, e os filmes desse subgênero são: “Zumbilândia”, “Todo Mundo Quase Morto”, “O segredo da Cabana” e “A Babá”.

Gore

Filmes com cenas incômodas e nojentas com o intuito de levar ao desconforto. Normalmente censurados pela violência explícita e absurda. A crítica considera uma forma deselegante de contar histórias. Aqui estão filmes como: “Jogos mortais” e “A centopeia humana”. 

Publicidade

Veja também