Osvaldo Cruz analisa convite para sediar a Copa São Paulo

Prefeitura Municipal e o time da cidade têm até sexta-feira para confirmar o convite da entidade estadual, mas as questões financeiras atrapalham na decisão

Esportes - PAULO TAROCO

Data 30/08/2017
Horário 13:21
Arquivo, Estádio Brenão foi uma das sedes da Copa São Paulo em 2014, na primeira vez que Osvaldo Cruz abrigou o evento
Arquivo, Estádio Brenão foi uma das sedes da Copa São Paulo em 2014, na primeira vez que Osvaldo Cruz abrigou o evento

A prefeitura de Osvaldo Cruz e a diretoria do Osvaldo Cruz Futebol Clube têm até a próxima sexta-feira para analisar e tomar uma decisão sobre o convite feito pela FPF (Federação Paulista de Futebol), para o município ser uma das sedes da 49ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcada para janeiro de 2018. O convite foi efetuado pela entidade estadual no começo desta semana e dado como certo, por meio de nota, pela assessoria de imprensa do Azulão, entretanto, de acordo com o poder público, “questões financeiras ainda impedem que o convite seja dado como aceito”.

O secretário de esportes de Osvaldo Cruz, Odair Cavalcanti, explica que algumas exigências da FPF já se encontram em dia, uma vez que o Estádio Municipal Breno Ribeiro do Val, Brenão, já vem sendo utilizado pelo time da cidade na disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No entanto, questões como a disponibilidade de hotéis na cidade, dentro das exigências estabelecidas no convite, e outras exigências ainda em relação ao estádio, como as cabines de transmissão, ainda precisam ser avaliadas. “Estamos estudando cada detalhe, pois se o município descumprir alguma das exigências estaremos sujeitos a uma multa de R$ 100 mil”, diz o secretário.

De acordo com Rubens Romanini, presidente do Azulão, ainda dentro das atribuições do município há a necessidade de renovação dos laudos de segurança para funcionamento do estádio, que vencerão no final do ano, e precisam ser renovados pela prefeitura antes de janeiro, data prevista para início da Copa SP. Sobre o total de despesas, Odair Cavalcanti afirma que os gastos do município podem chegar a cerca de R$ 150 mil, o que exige cautela na decisão por parte do município. “Sabemos que é um evento sério, muito importante, mas estamos analisando todos os aspectos com responsabilidade”, diz ainda o secretário.

Mesmo diante destas responsabilidades e exigências, o mandatário do Azulão fala sobre os benefícios ofertados ao município ao receber a competição. “Além de dar visibilidade e elevar a marca do esporte da região, temos o lucro obtido pelo nosso comércio, deixado pelas delegações e os envolvidos que visitam a cidade”, pondera.

 

Ainda na região

Caso Osvaldo Cruz aceite o convite, será a terceira vez que uma cidade da região se torna uma das sedes da Copa SP. Em 2013, Presidente Prudente foi a primeira a abrigar os jogos da Copinha. No ano seguinte, Osvaldo Cruz sediou pela primeira vez. Neste ano Prudente está fora da disputa por uma das vagas como sede da competição. De acordo com Mauro Aoqui, secretário adjunto da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), o município “não foi procurado” por nenhum dos clubes da cidade, Grêmio Prudente e PPFC (Presidente Prudente Futebol Clube), que disputam as competições federadas, para formalizar qualquer intenção.

Murilo Melo, dirigente do Grêmio Prudente, explica que não formalizou a inscrição para concorrer a vaga como sede, diante “do desinteresse mostrado pelo município”. Mateus Grosso, presidente do PPFC, afirmou que a não participação na concorrência é motivada principalmente “pelos custos que envolvem a iniciativa”. Entretanto, o PPFC ainda aguarda o convite para participar das disputas da Copinha em 2018. O parecer da FPF tem previsão de ocorrer apenas na segunda quinzena de setembro.

Publicidade

Veja também