Osvaldo Cruz sedia os Jogos Regionais pela 4ª vez seguida

ORGANIZAÇÃO A partir deste ano, Estado oferece menor autonomia às cidades-sede no processo de realização a competição

Esportes - PAULO TAROCO

Data 28/04/2017
Horário 10:35
 

Pelo quarto ano consecutivo, Osvaldo Cruz sediará, pela 7ª Região da Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude), os Jogos Regionais. Em 2017, o evento chegará a 61ª edição, com perspectiva de receber 30 mil atletas, de 26 modalidades esportivas, representantes de 300 municípios paulistas, divididos em oito sedes regionais. Além de Osvaldo Cruz, Caraguatatuba, Americana, Andradina, Sorocaba, São Bernardo do Campo, Lençóis Paulista e Sertãozinho também recebem os jogos. O início das competições está previsto para o dia 5 de julho e o término para o dia 29.

Jornal O Imparcial Em 2016, também em Osvaldo Cruz, 59 municípios da região participaram da 60ª edição dos Jogos Regionais

Na lista anunciada pela Selj no dia 25 deste mês, Osvaldo Cruz apareceu como sede da 7ª Região pela quarta vez seguida, a 12ª da história do município. Em algumas decisões anteriores, a cidade foi escolhida de maneira repentina, após a desistência da sede eleita no planejamento inicial. Como em 2016, quando Tupã desistiu de sediar o evento. Por isso, Osvaldo Cruz permanece como sede dos Jogos da 7ª Região, consecutivamente, desde 2014.

Para 2017, a Secretaria de Esportes osvaldo-cruzense espera receber cerca de 5 mil atletas, de 63 cidades da região, pertencentes a 7ª divisão regional da Selj. Para a região, a data das competições está marcada entre os 19 e 29 de julho. Ainda de acordo com a divulgação da Selj, a partir deste ano, estão incluídos entre as modalidades o skate (modalidade street) e o badminton – elevando o número de modalidades para 26. Além disso, foram extintas as 1ª e 2ª Divisões, criadas em 2008, onde os dois municípios vencedores da Divisão inferior garantiam vaga para a Divisão de elite do ano seguinte, e os dois últimos da primeira eram rebaixados. Agora, os Jogos terão as categorias Livre e a Sub-21. A nota também cita a comprovação necessária de vínculo entre atleta e município.

Outra mudança proporcionada pela Selj está relacionada ao quadro de atribuições e responsabilidades presentes na organização do evento. Até 2016, 11 tópicos eram exigidos dos municípios para a organização e desenvolvimento das competições, como por exemplo, a presença de uma equipe de saúde e ambulância nas praças esportivas, no decorrer das disputas. A partir desse ano, oito, dos 11 itens, ficarão sobre responsabilidade da secretaria e não mais das sedes, incluindo a exigência da presença de equipe médica com a ambulância. Os três tópicos que ficaram com os municípios foram: divulgação do evento, manutenção das praças e recrutamento de pessoal, como mesários e gandulas.

 

 

O secretário de esportes de Osvaldo Cruz, Odair Cavalcanti, falou sobre essas mudanças e a perspectiva da cidade em sediar os jogos mais uma vez. "Estamos preparados, pois, para 2017, fomos escolhidos através da eleição feita em 2015. Diferente do ano passado, quando assumimos por desistência da sede inicial. Sobre as mudanças em relação à organização, temos conversado bastante com a secretaria, pois isso nos preocupa um pouco, uma vez que cada município tem sua realidade e isso influiu na organização", expõe. O titular da pasta também fala da alegria da população em receber os atletas. "Estamos empenhados em fazer o nosso melhor, pois a cidade abraça. Isso muda nossa rotina. Muitas ganham com isso, principalmente nosso comércio", completa.

As cidades e atletas classificados nos Jogos Regionais, garantem vaga os próximos Jogos Abertos do Interior, ainda sem data e local definido para ocorrer neste ano.

 

Visita técnica

Está marcada para hoje uma visita técnica de representantes da Selj para analisarem as condições das praças esportivas de Osvaldo Cruz. Estarão presentes o diretor da divisão de esportes da Selj, Marco Antônio Gonçalves Cardoso, o assessor técnico, Rafael Guzzi Neto, o delegado regional, Edvaldo de Oliveira, e a inspetora da secretaria, Ivone Lauton que, juntamente com o prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Carlos Mazucato (PSDB) e o secretário de esportes, Odair Cavalcanti.

 
Publicidade

Veja também