Osvaldo Cruz x Grêmio Prudente: dérbi regional ocorre em Birigui, neste domingo, às 10h

Carlinhos Alves, treinador do Azulão, espera grande jogo para colocar equipe em posição favorável no grupo 2; Marcos Campagnolo, técnico do Gavião Carcará, sinaliza ao menos três mudanças na equipe titular

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 22/05/2022
Horário 04:10
Foto: Julhia Marquetti/ Grêmio Prudente
Para aclimatação dos atletas ao clima frio, nesta semana Grêmio Prudente realizou treinamentos às 10h, horário do jogo contra Osvaldo Cruz neste domingo
Para aclimatação dos atletas ao clima frio, nesta semana Grêmio Prudente realizou treinamentos às 10h, horário do jogo contra Osvaldo Cruz neste domingo

O dérbi do oeste paulista entre Osvaldo Cruz e Grêmio Prudente não ocorre na região pela primeira vez em sua história, desde 2013, quando as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez. Por conta das reformas no Estádio Breno Ribeiro do Val, Azulão e Gavião Carcará irão medir forças neste domingo em campo neutro, às 10h, em Birigui, no Estádio Pedro Marin Berbel, pela quinta rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bêzinha, última prateleira do certame estadual.

Mandante do jogo em Birigui, o Azulão chega para o clássico contra o Grêmio na quarta colocação do grupo 2, com cinco pontos, em três partidas. Na semana passada, a equipe do técnico Carlinhos Alves até subiu a cancha do Estádio Tonicão, em Assis, para pegar o Vocem (Vila Operária Clube Esporte Mariano), no entanto, após 40 minutos de espera, a partida foi cancelada por conta da falta de uma UTI móvel no estádio. O Osvaldo Cruz aguarda o parecer do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) e da FPF (Federação Paulista de Futebol) quanto ao cancelamento do jogo do último domingo. Caso seja deliberada a vitória por WO (Walkover) sobre o Vocem, o Azulão chegará aos mesmos oito pontos do Grêmio Prudente, que lidera o grupo 2 da Bêzinha.

O comandante do Azulão relata que a preparação do grupo de atletas ao longo da semana foi proveitosa e espera que o time faça um “grande jogo” no dérbi para seguir na caminhada em busca da classificação para o mata-mata do campeonato. “O espírito é sempre de buscar o resultado positivo, aonde a gente possa alcançar o mais rápido possível uma dessas duas vagas dentro da competição. Esperamos fazer um grande jogo. Lógico, é contra uma equipe muito forte, que montou um elenco para subir de divisão, mas tenho certeza que os jogadores [do Osvaldo Cruz] vão dar 100% deles para que possamos conseguir um grande resultado”, descreve o treinador Carlinhos Alves

“Em questão de calor ou frio, os jogadores estão prontos para qualquer tipo de eventualidade”, destaca o comandante do Osvaldo Cruz sobre se onda de frio que se instalou na região nesta semana atrapalhou ou não a preparação dos atletas.

 

Para manter a liderança

Após digerir o 0 a 0 com o Assisense no Prudentão, o Grêmio Prudente vai a campo em busca da vitória no dérbi contra o Osvaldo Cruz para manter a invencibilidade no campeonato e a liderança da chave. O técnico Marcos Campagnollo realçou que o elenco não saiu satisfeito do empate na última rodada e compreende que o grupo está concentrado para enfrentar o clássico como se fosse o último jogo da competição. “A diferença da partida é que é um clássico, mas em todos os jogos a gente entra como se fosse o último jogo nosso, onde todos entram muito focados, determinados e sempre em busca de uma vitória e não vai ser diferente neste domingo”, apontou o treinador do Gavião Carcará

Campagnollo vê como positiva a mudança de local do dérbi, mas não por conta de não ter a pressão da torcida adversária em Osvaldo Cruz, mas, sim, pela melhor condição do gramado do estádio em Birigui. “Em relação a mudança pra nós foi muito boa, até mesmo pela condição do gramado. Todos reclamam do gramado do estádio do Osvaldo Cruz e o campo do Bandeirante, segundo as informações que nós temos dos amigos lá de Birigui, é que o campo está muito bom. E isso nos favorece bastante e creio que à equipe do Osvaldo Cruz também”, frisou o técnico.

Para o dérbi, o treinador do Grêmio Prudente sinalizou ao menos três mudanças no time titular, porém não citou as peças que serão alteradas. A única certeza é a presença do goleiro Dã Moroni, que assume a titularidade de baixo das traves da meta prudentina após a lesão do, até então, titular André, que fraturou a testa no último jogo e ficará afastado dos gramados por, no mínimo, dois meses. 

 

Histórico do confronto

O primeiro dérbi entre Osvaldo Cruz e Grêmio Prudente aconteceu na Bêzinha de 2013. Naquela ocasião, a partida terminou empatada em 0 a 0. De lá até a bola rolar neste domingo, Azulão e Gavião Carcará já se enfrentaram por 16 vezes. A equipe de Presidente Prudente leva uma pequena vantagem no histórico do confronto: são oito vitórias para o Grêmio; a maior delas, em 2015, quando venceu o rival por 10 a 0, no Prudentão.

Já o Osvaldo Cruz venceu o dérbi regional em seis ocasiões. O placar mais amplo do Azulão sobre o Grêmio foi um 5 a 1, no Prudentão, pela Bêzinha de 2018.

O confrontou entre as equipes da região terminou empatado por duas vezes: no primeiro confronto, como já citado e em 2014, quando o jogo acabou em 1 a 1.

Na temporada passada, uma vitória para cada lado. No jogo de ida do grupo 2 da Bêzinha de 2021, o Azulão venceu o Grêmio por 2 a 0, em Osvaldo Cruz. Na volta, no Prudentão, o Gavião Carcará deu o troco no rival ao vencer por 1 a 0.

Qual será o resultado desta vez? A partida terá transmissão da Eleven Sports/Paulistão Play. Você pode acompanhar o dérbi regional a partir das 10h neste domingo por meio deste link: https://elevensports.com/pt-br/view/event/cl2uslgtcbhl80kdp644r20ju.

 

 

Publicidade

Veja também