Outubro Rosa

OPINIÃO - Fernando Valejo

Data 07/10/2021
Horário 05:00

O câncer de mama é a neoplasia maligna que mais acomete mulheres em todo o mundo. Em 2021, estima-se que no Brasil, ocorram 66.280 casos novos da doença, o que corresponde a uma taxa de incidência de aproximadamente 43 casos para cada 100 mil mulheres. 
Em fases iniciais, o câncer de mama é uma doença totalmente silenciosa e o sucesso do tratamento depende principalmente do estágio em que o mesmo foi diagnosticado. Quanto mais cedo for descoberto, mais fácil pode ser o tratamento e maior é a chance de cura da doença.
Como a incidência aumenta muito após os 40 anos, esta é a idade ideal para que a mulher procure um médico e comece a fazer a prevenção. A mamografia é o principal exame utilizado na prevenção do câncer de mama. É um exame simples, não doloroso, sem riscos e de grande valor na detecção de alterações que ainda não são perceptíveis pelo tato.
Um estudo evidenciou que no ano de 2020 foram realizadas 42% a menos de mamografias em relação ao ano de 2019, mostrando uma redução na prevenção do câncer de mama em todo o país, provavelmente, impactada pelas restrições impostas pela Covid-19. Apesar de estarmos passando por momentos difíceis, não podemos esquecer a importância da prevenção do câncer de mama para a saúde das mulheres.
Fazer a prevenção é fundamental! Por isso, instituições do mundo todo dedicam-se, no mês de outubro, a alertar a população para a importância de cuidar da saúde mamária. O Outubro Rosa é um movimento de conscientização, com objetivo de alertar as mulheres e compartilhar informações sobre câncer de mama. Celebrado em diversos países do mundo, foi criado em 1990 pela fundação “Susan G. Komen” tendo como principal símbolo o laço cor-de-rosa. Diversos monumentos, prédios e símbolos são iluminados com essa cor, alertando as mulheres da importância da prevenção. Nós também podemos fazer parte desse movimento, ajudando a divulgar a importância de toda mulher visitar seu médico regularmente e, se tiver mais de 40 anos de idade, realizar mamografia todos os anos.


 

Publicidade

Veja também