Ovinocultura

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 15/07/2018
Horário 00:53
Cedida - PRODUTOR Fábio Mori, da “Cabana do Vermeio”, cria ovinos da raça Texel
Cedida - PRODUTOR Fábio Mori, da “Cabana do Vermeio”, cria ovinos da raça Texel

O prudentino Fábio Mori domina as principais técnicas de manejo da criação de ovinos e se destacada no país com sua “Cabana do Vermeio”, onde aproveita ao máximo o potencial produtivo da raça Texel – originária da ilha de mesmo nome, na Holanda. Fábio é fã da raça Texel devido à sua aptidão para produção de carne magra, macia e suculenta, alta fertilidade e lã de boa qualidade.  Diz que o Ovino Texel se adaptou bem ao Brasil. “Trata-se da raça mais reprodutiva do mundo, já que a curto prazo os ovinos Texel podem se multiplicar em ritmo genético e gemealidade de 90%, índice jamais alcançado por qualquer outra raça de ovinos”, informou. Fábio Mori já confirmou participação na próxima Expo Prudente.

 

Bom domingo

Precisamos retomar a trilha, esfregar os olhos e despertar deste sono. “Vale a pena!”, repitamos todos os dias, aos quatro cantos, enquanto nos empenhamos em redescobrir o valor das coisas simples, cultivando laços de verdadeira amizade, pelo caminho das virtudes.

 

História

Observando outro dia o movimento de pessoas sendo atendidas no Hospital Regional do Câncer, lembrei dos nomes dos abnegados que idealizaram e lideraram o início dessa construção tão importante: desde o idealizador Antonio Sérgio Querubim, passando por Bernardete Querubim, Maria Auxiliadora Freitas Constantino, Ana Constantino, Stanley Zaina e Antonio Plácido  Pereira, entre outros,  mais adiante como Roberto Gurgel, e na arrancada final da obra o esforço gigante de  José Hilário Pasquini que se dedicou 7 anos ao HRC até o início das atividades, passando o bastão para o atual presidente Antonio da Cunha Braga.

 

Pães artesanais

O chef Carlos Henrique Mancuzo, professor de Gastronomia na Unoeste, assina a produção de pães artesanais na seção de panificação do Empório Nelore de Ouro. Mancuzo explicou que são pães artesanais, com fermentação natural, assados diretos na pedra, “da maneira mais artesanal possível”. O pão ciabatta, por exemplo, é feito em dois dias. O pão francês tem fermentação de 3 horas. De acordo com o chef especialista em pães, “isso melhora muito o sabor do pão, nossa proposta é de menor quantidade e maior qualidade”.  O Empório Nelore de Ouro, fica na Rua Cyro Bueno, 114 (telefone 18-3901-1515).

 

Atenção

Você já pensou que pode reduzir o lixo que produz?

Como?

• Reduzindo o consumo;

• Reutilizando os materiais para outros fins;

• Reciclando o material.

 

EQUIPE Camilo Jabbour, superintendente do Parque Shopping com seus colaboradores Camilo Jabbour, Iruã Gloder, Ednilson Penha, Matheus Estavare e Eduardo Maranho

 

ENCONTRO O juiz de Direito José Wagner Parrão Molina, em bom papo com o monsenhor José Antonio

 

Alerta vermelho

O Inca estima que o número de casos de câncer aumente entre as mulheres. Em 2017 foram 300.870 novos casos.

 

Salão do Livro

Flitipp (Festival Literário de Presidente Prudente) é a edição remodelada do maior evento cultural do Oeste Paulista, e acontece de 24 de agosto a 2 de setembro, no Centro Cultural Matarazzo. O novo formato terá mais de 100 horas de atividades.

 

Negócios

O grupo russo Acron, que é um dos dez maiores produtores de fertilizantes do mundo, está interessado na compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS). Em operação, a fábrica terá capacidade para produzir 2,2 mil toneladas por dia de amônia e 3,6 mil toneladas por dia de ureia.

 

Achados e perdidos

Um empresário de Presidente Prudente esqueceu seu laptop no Aeroporto Charles de Gaule, em Paris, numa conexão para Oslo, dias atrás. Ficou todo tristonho. Mas... Terça, ao passar novamente por Paris, foi à seção de achados e perdidos e... o computador estava lá!

 

Melhor padeiro do Brasil

O embaixador de fermentação natural da empresa no país, Johannes Roos, será o responsável por treinar os competidores selecionados, explicar as regras e como as apresentações devem ser feitas.  A competição ocorrerá durante a Fipan 2018 (Feira da Indústria de Panificação), de 24 a 27 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Férias em inglês!

Para a garotada que quer aproveitar ao máximo as férias, a Cultura Inglesa abriu as inscrições para sua Colônia de Férias. Com o tema “Super Heróis”, contará com atividades lúdicas e divertidas, muita cultura e – é claro – muito inglês! Será dias 18, 19 e 20 de julho das 14h às 16h, e é exclusiva para crianças de 3 a 10 anos. A participação é gratuita, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na secretaria da escola (Rua Barão do Rio Branco, 657) ou pelo telefone 2104-0404.

 

PP tem potencial turístico

Thermas, Cidade da Criança, Centro Cultural Matarazzo, comércio diversificado, shoppings, são alguns produtos com potencial turístico da cidade, que já fazem valer o lançamento de uma provável campanha “Visite Presidente Prudente”. Fica registrada uma sugestão da coluna! (Foto: Marcel Sachetti)

 

IMAGEM Mariane Correa Olah, em ensaio fotográfico para Duda Medina

 

PROGRAMA DE FÉRIAS “Mar, Mistérios e Aventuras” é um evento temático sobre o mar, com atividades e muita tecnologia para transportar os visitantes a esse universo mágico e tentador, até o dia 29 de julho, no Prudenshopping

 

TALENTO O artista plástico Antonio Claudio Bongiovani Filho, com uma das obras que produziu recentemente

 

RAPIDINHAS

Os voluntários são verdadeiros heróis, na maioria das vezes no anonimato. Inspiradores de boas ações, merecem os nossos aplausos!

Já está funcionando junto ao WalMart, o primeiro delivery de comida japonesa tradicional da cidade, Cute Gohan.

Você sabia que o azeite de oliva é excelente no combate ao câncer de mama? Segundo pesquisas, o óleo danifica em até 30% o gene cancerígeno.

 

Ponto final: Importante em nossas vidas são coisas muito simples, obscurecidas por urgências complexas e de pouco valor.

Publicidade

Veja também