PACIENTE CONHECE DOADOR DE MEDULA

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 10/01/2019
Horário 08:16

José Roberto Beretta Paiano de OLiveira, 19 anos, estudante de Medicina na Unoeste, foi aos Estados Unidos conhecer o americano que salvou sua vida. Após dois anos do transplante de medula óssea ele soube através do Banco Internacional de Medula, que Austin Morgan, farmacêutico de 25 anos, morador no Colorado foi o doador anônimo do procedimento – que consiste na retirada do líquido da medula óssea.  Como forma de garantir a livre doação e evitar um comércio paralelo, o nome dos doadores em qualquer transplante do tipo é mantido em sigilo para os pacientes. Acontece o mesmo com os doadores, que não são informados sobre a pessoa que vai receber a medula (somente após 2 anos). Após o prazo do sigilo José Roberto decidiu procurar a pessoa responsável pela doação. Soube então tratar-se do americano Austin Morgan. Entrou em contato com Austin, para agradecer, e os dois combinaram se encontrar, na Disney em Orlando. "Queria conhecer ele. Salvou minha vida! Foi uma pessoa que doou para alguém que não conhecia. Austin foi muito receptivo. Fiquei emocionado. Parecia que o conhecia há muito tempo", contou emocionado.

Bom dia

Conselhos de uma árvore:

- Fique em pé e sinta orgulho de si;

 - Lembre-se de suas raízes;

 - Beba bastante água;

 - Valorize sua beleza natural;

 - Aprecie sempre a vista.

Balanço

É tempo de colocar as prioridades na balança, traçar novos objetivos e colocá-los em sua lista pessoal.

Destaque

Luiz Pontel, delegado da Polícia Federal nomeado Secretário Nacional do Ministério da Justiça, é prudentino, formado em Direito pela Toledo. Na Policia Federal foi destacada sua participação na equipe que investigou o Banestado e atuou na prisão do doleiro Alberto Youssef, um dos principais personagens também das apurações da Operação Lava Jato. Pontel foi adido na Embaixada do Brasil em Lisboa, de 2011 a 2013, e assessorou a Secretaria de Acompanhamento e Articulação Institucional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SAAI/GSI), até fevereiro de 2015.

Coaching

Xando Natsumi, Neder Isaac, Astromar Miranda e Thommy Nelson retomam em janeiro as aulas do curso Formação em Coach da Fórmula Treinamentos. Curso será desenvolvido na Spax Eventos, na Avenida Paulista, em São Paulo, a partir desta quinta-feira.

Super promoção

Loja Carmen Steffens do Prudenshoping abriu sua primeira liquidação do ano. Quem compra ganha!. Produtos com etiqueta vermelha paga 1 e leva 2. E produtos com etiqueta amarela todos com descontos de 30%.

Estudos em Portugal

Muitos estudantes da Unoeste têm escolhido como destino para intercâmbio Portugal. Além da sua localização continental, outro aspecto que influencia essa decisão é o idioma. A universidade possui parcerias com instituições de várias partes do mundo e para estreitar ainda mais esta relação internacional recebeu nesta semana a visita do cônsul português Paulo Lourenço, que está há cinco anos em São Paulo, capital.

DESTAQUE O prudentino Luiz Pontel, delegado de Polícia Federal, nomeado secretário Nacional do MJ, pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro

MOMENTO Advogada Sueli Agostinho em comemoração da família, com o filho Juca, estudante de Medicina em Adamantina, a filha Talita, pediatra em Prudente, e a neta Maria Luiza

DUO Fabio e Lucinha, em show beneficente da Comissão Amigos do HRCPP de Santo Anastácio

 

Atenção!

Pregos, seringas, tesoura, faca. O dedo cortado é só um dos resultados da falta de consciência da população. O serviço de coletor de lixo se tornou uma atividade arriscada e logo nas primeiras horas de trabalho um exemplo comum: vidro quebrado colocado em uma sacolinha, sem nenhuma proteção. Durante um dia de trabalho um caminhão chega a coletar 13 toneladas de lixo. E em cada sacolinha um risco. Objetos cortantes e seringas são os mais perigosos e oferecem riscos aos trabalhadores.

Compromisso

Após ser oficialmente nomeado pelo Presidente Bolsonaro, como secretário especial de Assuntos Fundiários, o prudentino Luiz Antonio Nahban Garcia, firmou o seguinte compromisso: “Assim, de agora em diante e enquanto eu estiver à frente deste grande desafio, me comprometo publicamente, honrar em todas as circunstâncias institucionais, plena lealdade ao meu país e a confiança a mim depositada pelo presidente Bolsonaro e a todos que me conhecem; saudações republicanas!!!”

Responsabilidade social

Não é somente em ocasiões especiais que devemos refletir sobre a necessidade de sermos solidários. Essa atitude deve ser consciente o ano todo, já que uma grande parcela da sociedade vive em situação de risco. Muitos sobrevivem em asilos, orfanatos e creches sem a presença da família e sem carinho. Os jovens precisam começar a praticar um trabalho voluntário, disse um sociólogo amigo da coluna, pois eles são o nosso futuro.

Viajar é preciso!

“2019 começou pra valer, hora de realizar as melhores promessas de Ano Novo. Conhecer um lugar lindo pelo mundo é uma delas”, lembra Leila Pasquini  Penço, da agência Companhia de Viagem.

Visita

Francelino de Souza Magalhães, novo presidente da Fundação Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, visitará o prefeito Nelson Bugalho, hoje às 15h, no Paço Municipal. O dirigente pretende apresentar ao prefeito a situação atual do hospital, atendimentos que são feitos, projeto de ampliação e as demandas em busca do credenciamento do SUS.

Sorte grande

Cristian Mourão Leal, 47 anos, representante comercial morador no Jardim Maracanã em Presidente Prudente, passeava com a família anteontem a noite, quando recebeu uma ligação de Gilmar Luiz, gerente de marketing do Prudenshopping, informando que ele era o ganhador do Audi A3 Sedan Attraction 1.4 TFSI - Zero KM, prêmio da campanha de Natal. A princípio não acreditou, imaginando tratar-se de uma “pegadinha”, e só considerou verdade quando Gilmar passou o telefone para Luciano Reis, voz conhecida da 98 FM, que narrou o procedimento do sorteio. Em 10 minutos o felizardo ganhador estava no Prudenshopping onde recebeu as chaves do super prêmio.

REGISTRO Espaço Tropical, centro empresarial construído pelo jovem engenheiro e empreendedor Bruno Ferro, na Avenida Comendador Bonfiglioli, na zona sul da cidade, caminho para os populosos bairros da região do Conjunto Ana Jacinta (Meridional, Shiraiva, Itaipu, Vila Real, Santa Fé, Vale do Sole  Cidade Universitária)

MOMENTO Gilmar Luiz, gerente de marketing do Prudenshopping, e Luciano Reis, locutor da 98 FM, conduziram o sorteio do carro zero da campanha de Natal, anteontem na Praça de Alimentação

CONTEMPLADO Cristian Mourão Leal, representante comercial de Presidente Prudente, ganhou o Audi A3 Sedan Attraction 1.4 TFSI - Zero KM, prêmio da campanha de Natal do Prudenshopping

FAMÍLIA Cristian Mourão Leal com a esposa Ana Lúcia e os filhos Miguel e Ana Laura

 

RAPIDINHAS

...

Atenção com o verão: é um perigo ficar ao sol em determinadas horas do dia. Os médicos alertam para o crescimento do número de casos de câncer de pele.

...

Cristian Mourão Leal, ganhador do Audi A3 Sedan Attraction 1.4 TFSI - Zero KM, prêmio da campanha de Natal, atua na venda de carnes do Frigorífico Bom Mart.

...

O ganhador do prêmio da campanha de Natal do Prudenshopping não pretende vender o carro.

...

Dono de um Renault Kwid 1.0, Cristian Mourão Leal disse que pretende ficar com o Audi A3: “é um presente para a família”, comentou.

...

Na maior cidade do Brasil, São Paulo, recicla-se menos de 1% do lixo gerado.

...

Ponto final: Quem sabe sorrir, sabe viver.

 

 

 

Publicidade

Veja também