O padre da Diocese de Presidente Prudente, Edcarlos Amorim Moreira, acaba de assumir o cargo de presidente da CRP (Comissão Regional de Presbíteros) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até o ano de 2027.
A nomeação é fruto de um processo de continuidade na missão. Eleito vice-presidente da CRP Sul 1 há dois anos, padre Edcarlos foi convidado recentemente a assumir a presidência após o afastamento do então presidente.
“Durante o Encontro Estadual de Presbíteros, realizado há duas semanas, o presidente reuniu a diretoria e comunicou seu pedido de afastamento. Como eu ocupava a vice-presidência, assumi a função com alegria e senso de responsabilidade”, explicou.
O Regional Sul 1 é uma das divisões da CNBB, que reúne as Dioceses e Arquidioceses do Estado de São Paulo, organizadas em sub-regiões pastorais: São Paulo, Aparecida, Sorocaba, Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
A CRP é o organismo que representa o clero diocesano, promovendo momentos de formação, espiritualidade, comunhão e representação junto à CNP (Comissão Nacional de Presbíteros), em nível nacional.
A diretoria da CRP Sul 1 é composta por padres coordenadores e vice-coordenadores de cada sub-região. Os cargos – presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário e conselho fiscal – são escolhidos por meio de votação durante o Encontro Regional de Presbíteros, que ocorre a cada dois anos, enquanto a eleição da diretoria ocorre a cada quatro.
Como presidente, padre Edcarlos terá a missão de presidir reuniões da diretoria, organizar os encontros estaduais e sub-regionais, além de representar o Regional Sul 1 nas reuniões da Comissão Nacional de Presbíteros, que reúnem representantes de todos os regionais do Brasil. Também fará parte da organização do Encontro Nacional de Presbíteros, um dos maiores momentos de comunhão e formação do clero no país.
“É uma missão que recebo com espírito de serviço. Representar nossos padres e trabalhar pela unidade do presbitério é uma grande responsabilidade, mas também um dom. Agradeço a confiança dos irmãos e peço a intercessão de Nossa Senhora do Carmo para conduzir este trabalho com sabedoria e amor à Igreja”, afirmou o sacerdote.
Com a nova função, padre Edcarlos deixa o cargo de coordenador da sub-região de Botucatu, que passa a ser ocupado pelo padre Dalmo (Diocese de Lins), tendo como vice o padre Fernando (Arquidiocese de Botucatu). No entanto, ele segue atuando como representante dos presbíteros da Diocese de Presidente Prudente, fortalecendo os laços entre o clero diocesano e o regional.