Padre José Schwind, do Santuário Nossa Senhora Aparecida, morre aos 90 anos

Desde 2021, ele residia em uma ala dedicada a sacerdotes idosos no Seminário Palotino, em Londrina; corpo será sepultado nesta tarde, em Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/05/2022
Horário 13:17
Foto: Diocese de Presidente Prudente
Além da missão religiosa, padre José Schwind teve forte atuação no terceiro setor
Além da missão religiosa, padre José Schwind teve forte atuação no terceiro setor

Morreu nesta segunda-feira, aos 90 anos, em Londrina (PR), o padre José Schwind. Durante 40 anos, ele doou sua vida para o sacerdócio, como palotino, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.

Desde o dia 31 de outubro de 2021, o sacerdote residia no Seminário Palotino, em Londrina, onde existe uma ala preparada para acolher padres idosos.

De acordo com a Diocese de Presidente Prudente, a missa de corpo presente ocorreu no início da manhã desta terça-feira. Na sequência, o corpo deixou Londrina e chegou ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Prudente, por volta das 10h. A missa exequial foi programada para dois horários: às 12h e às 15h, com transmissão pelo Facebook (www.facebook.com/santuariopp). A saída em cortejo para o Cemitério Municipal São João Batista será às 16h.

Luto oficial

A Prefeitura de Prudente decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do padre. O documento menciona a dedicação do sacerdote ao terceiro setor, junto ao Lar dos Meninos e ao Lar Santa Filomena, duas importantes instituições de acolhimento de crianças e adolescentes.

A Câmara Municipal manifestou pesar aos familiares e amigos do padre José Schwind. Em 2013, o Legislativo prudentino homenageou o sacerdote por sua atuação junto à comunidade e pelo empenho enquanto presidente do Lar dos Meninos, com a entrega de cartão de prata, de autoria do hoje presidente da casa de leis, Demerson Dias (PSB).

Nesta segunda-feira, ao encerramento da sessão ordinária, os vereadores prudentinos, servidores da casa de leis e população presente prestaram homenagem com um minuto de silêncio.

Foto: Acervo pessoal - José Schwind aparece no centro da imagem junto com outros amigos seminaristas já no Brasil

Vida e atuação

Nascido Oskar Kornel Josef Schwind, padre José, como ficou conhecido no Brasil, nasceu no dia 20 de maio 1932, em Eisenbach, hoje Obernburg, no Estado de Baviera, na Alemanha. Consagrou-se ao sacerdócio em 6 de abril de 1957, aos 24 anos, na cidade de Jacarezinho (PR).

Padre José esteve em Presidente Prudente por três períodos: de janeiro de 1981 a março de 1993; março de 1997 a agosto de 2010, ambos como pároco e presidente do Lar dos Meninos; e o último encerrado no ano passado.

Além dos períodos em Prudente, ele esteve entre os anos de 1958 e 1962 como vigário paroquial na Vila Califórnia, em São Paulo (SP); entre 1962 e 1968, como prefeito disciplinar em Jacarezinho - neste mesmo município, entre 1965 e 1968, como diretor das Cáritas Diocesanas; em 1968 e 1969, como diretor espiritual em Londrina; de 1969 a 1975, como reitor e mestre de novenas em Cornélio Procópio (PR); de 1975 a 1981, como reitor e vigário paroquial em Curitiba (PR) - ainda na capital paranaense, de 1993 a 1997, foi diretor espiritual e vigário da paroquial; e, entre 2010 e 2011, adscrito à Comunidade da Casa Província, em Vargem Grande Paulista (SP).

Em suas gestões como presidente do Lar dos Meninos, destacam-se a construção de nova sede; a criação do projeto Acolher; a construção do salão de festas; os projetos Criança é Vida e Reviver, no Parque dos Pinheiros; o projeto de atendimento às famílias, conhecido como CAF; o projeto São José Operário, com cursos de preparação para o mercado de trabalho; a sede da Creche São Vicente Pallotti; a Creche Recanto do Amanhecer, no Parque dos Pinheiros; além da aquisição de micro-ônibus, trator, cortador de grama motorizado, dois veículos e diversas construções.

Publicidade

Veja também