Padre Éverton detalha programação da Diocese de Prudente para o Natal 

Confissões e montagem de presépios estão entre as atividades que movimentem as comunidades locais ao longo do mês do aniversário de Jesus

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 21/12/2023
Horário 06:07
Foto: Cedida
Em 2023, comemora-se 800 anos da montagem do primeiro presépio da história
Em 2023, comemora-se 800 anos da montagem do primeiro presépio da história

As paróquias da região da Diocese de Presidente Prudente deram início à programação de Natal. Para falar sobre as atividades que estão movimentando as comunidades ao longo do mês do aniversário de Jesus, a reportagem de O Imparcial conversou com o coordenador diocesano de pastoral, padre Éverton Aparecido da Silva.

O pároco revelou que a primeira etapa desse processo que antecede o Natal envolve as confissões, onde os sacerdotes assumem o papel de guias espirituais, conduzindo os fiéis aos ritos do sacramento da confissão. Segundo o sacerdote, o momento proporciona não apenas a oportunidade de reconciliação, mas também um período de reflexão profunda e renovação espiritual para os fiéis, estabelecendo assim a base espiritual para as celebrações do Natal na região.

Além das confissões, cada paróquia está imersa nas preparações de seus presépios. Em 2023, comemora-se 800 anos da montagem do primeiro presépio da história, quando, no Natal de 1223, São Francisco de Assis, ao retornar da Terra Santa, decidiu recriar a cena do nascimento de Cristo no povoado de Greccio, na Itália. “Então, cada paróquia monta o seu presépio, cada uma de acordo com sua realidade e cultura local, mas com as cenas ilustrativas do nascimento de Jesus”, ilustra o padre. 

As 4 velas da Coroa do Advento

O padre Éverton ressalta que a Coroa do Advento também é um dos ritos que marcam este tempo da preparação natalina na Igreja Católica. “A cada semana vai se ascendendo cada uma destas quatro velas, que simbolizam as quatro semanas de preparação para o Natal de Jesus, de forma que leva as pessoas à conscientização dos caminhos a serem dados a partir dos livros sagrados e da homilia dos padres nesse tempo de dezembro em vista do Natal”. 

Missa do Galo e as celebrações natalinas

Neste período, celebra-se na véspera de Natal a tradicional Missa do Galo. Segundo o coordenador diocesano de pastoral, cada paróquia organiza as missas adaptando os horários de acordo com as suas comunidades. “Cada comunidade faz de acordo com o horário local a missa de véspera de Natal, conhecida como Missa do Galo, e o no dia de Natal, todas as paróquias da diocese tem essa programação religiosa”, indica o padre Éverton. “E, depois no ano novo da mesma forma, todas as paróquias se organizam em comunidade para celebrar a fé e pedir a paz de Deus no ano que se inicia”, complementa sobre as celebrações de ano novo. 

Ele acrescenta que em algumas paróquias da Diocese serão realizados concertos, cantatas e teatros de Natal.  “Varia muito e não são muitas as paróquias que fazem esta programação, até porque já se tem um foco nessas outras atividades citadas anteriormente”. 

Arrecadação de roupas, alimentos e presentes

Outro ponto que envolve a organização das paróquias no período natalino é a dimensão da solidariedade, com a distribuição de mantimentos para famílias carentes atendidas pelo trabalho das pastorais sociais da Diocese de Prudente. “A maioria das paróquias recolhe presentes, alimentos e roupas e distribuem através das pastorais sociais para as crianças carentes, para as famílias assistidas pelo trabalho evangelizador da Igreja para fazer um Natal um pouco melhor, mais feliz, para as pessoas destas famílias assistidas”, pontua o padre Éverton. 

A paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, por exemplo, está com uma campanha de Natal voltada à doação de brinquedos para crianças carentes. Para mais informações, basta se dirigir até a paróquia na Rua Padre João Goetz, 514, no Jardim Esplanada, ou entrar em contato pelo telefone 18 3908-1628. 


 

Publicidade

Veja também