Padroeira do Brasil visita oito cidades e 25 paróquias

16ª edição do Caminhando com Maria tem programação inédita, com 35 dias de peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida; tradicional caminhada de 1º de maio sai às 16h

VARIEDADES - ALINE MARTINS

Data 28/04/2019
Horário 07:10

Com o tema o refrão do Magnificat, mais conhecido como cântico de Maria: “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome” (Lc 1, 49), inicia neste domingo a 16ª edição do Caminhando com Maria. O evento faz parte do calendário turístico de Presidente Prudente e promete reunir milhares de fiéis, com atividades que vão deste domingo até 1º de junho, com a participação de 25 paróquias de oito cidades da região. A Diocese de Presidente Prudente convida toda população a participar do maior evento mariano do oeste paulista.

Segundo o bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, o Caminhando com Maria é um ato de fé que leva os fiéis a serem evangelizadores. “O evento tem como finalidade despertar em cada batizado para que seja um discípulo missionário de Cristo Jesus, seja no momento de alegria, seja no momento de dor e cruz para que, a exemplo da Virgem Maria, engrandeça e glorifique o nome de Deus”, esclarece o bispo.

Este ano, o percurso da tradicional caminhada de 1º de maio foi alterado.  Os devotos vão sair às 16h da Catedral de São Sebastião com destino à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, onde haverá missa campal, com a presença de vários padres da Diocese.  “A novidade é que a missa este ano será no pátio da Mãe da Igreja, localizada ao lado do Seminário. Nossa expectativa é de reunir 7 mil pessoas caminhando pelas ruas da cidade, em mais um evento de amor e fé”, afirma o coordenador e idealizador do evento, José Reginaldo Ramos.

A edição do Caminhando com Maria de 2019 tem como tema o refrão do Magnificat, mais conhecido como cântico de Maria: “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome” (Lc 1, 49). “O tema é um convite a reconhecer as maravilhas que Deus tem operado em nossas vidas, a exemplo do que fez a Virgem Maria, Mãe de Cristo”, explica o bispo.

Para o casal idealizador, José Reginaldo e Claudineia Ramos, o evento é um momento de se aproximar de Nossa Senhora. “Todos os anos, nós da equipe do Caminhando com Maria, trabalhamos com muito amor, preparando para que os fiéis de Nossa Senhora Aparecida fiquem próximos da Imagem Peregrina e possam fazer suas orações, ter a oportunidade de pedir a intercessão de Nossa Senhora junto a Jesus.”

 

Programação

Uma programação especial é preparada para acolher a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida durante 35 dias. As atividades têm início neste domingo, com a recepção da Imagem que sairá em carreata, às 17h, de frente à Uniesp, localizada no prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes, em direção ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. No Santuário, será celebrada a primeira missa de Acolhida da Santa, às 19h. A Imagem ficará no Santuário até a noite do dia 30 de abril, quando, às 19h30, será realizada a Santa Missa e, em seguida, uma procissão luminosa para a Catedral de São Sebastião.

No dia 1º de maio, feriado em ação de graças ao Dia do Trabalhador, acontecerá o ápice do evento com a tradicional caminhada, que terá animação do Frei Zeca de Maringá. A caminhada sairá às 16h da Catedral de São Sebastião e seguirá até o estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. A imagem irá percorrer a Avenida Coronel José Soares Marcondes, Avenida Manoel Goulart, Avenida Celestino Figueiredo e Rua Padre João Goetz. No estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja será celebrada a Santa Missa com a presença dos padres da Diocese. Haverá barracas de comidas, doces e bebidas para que as famílias possam se confraternizar ao final do dia.

A peregrinação da Padroeira do Brasil na Diocese vai até 1º de junho. As paróquias que vão receber a Imagem são: Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes), Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Jardim Esplanada), Paróquia Menino Jesus de Praga (Jardim Bongiovani), Comunidade São Miguel Arcanjo (Parque Residencial Damha), Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Ana Jacinta), Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Parque Cedral), Paróquia São Francisco de Assis (Jardim Everest), Paróquia Santo Antônio (Jardim Paulista), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Montalvão), Paróquia São Judas Tadeu (Parque São Judas Tadeu), Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós (Brasil Novo), Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Jardim Humberto Salvador), Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Vila Maristela), Paróquia Santa Rita de Cássia (Jardim Aviação), Paróquia São Pedro (Vila Flores), Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Vila Euclides), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Parque dos Pinheiros, Álvares Machado), Paróquia São João Batista (Pirapozinho), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tarabai), Paróquia Santa Luzia (Anhumas), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Regente Feijó), Paróquia Santo Antônio (Caiabu), Paróquia Santa Bibiana (Martinópolis), Paróquia São José (Álvares Machado) e Catedral de São Sebastião.

A missa de encerramento do 16º Caminhando com Maria será no dia 1º de junho, às 19h30, na Catedral de São Sebastião.

 

Com Equipe de Comunicação Caminhando com Maria

Publicidade

Veja também