Pães de Santo Expedito: sucesso entre fiéis e romeiros!

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 27/09/2022
Horário 04:25
Foto: Ademartsu/Cedida
Panificadora de Santo Expedito fica no subsolo do santuário
Panificadora de Santo Expedito fica no subsolo do santuário

Os fiéis e romeiros que visitam Santo Expedito para fazer pedidos ou mesmo agradecer pessoalmente por graças alcançadas, quando na cidade sempre adquirem os já conhecidos “Pães de Santo Expedito”. No subsolo do santuário existe instalada uma panificadora que produz pães caseiros e bisnagas, com produção limitada de 500 pães mensais. São abençoados pelo padre Umberto e confeccionados pelo profissional Mazinho, sendo que a procura é muito grande. São produzidos três vezes por semana e a venda é feita todos os dias na Secretaria Paroquial.

MISSA
Muitos romeiros da região que visitam Santo Expedito já estão mudando seus hábitos, segundo afirmam membros da comissão de apoio aos trabalhos comunitários para as obras do santuário, que caminha para a sua conclusão. Como na agenda de celebração consta às 10 horas do domingo como a Missa dos Romeiros, muitas pessoas estão optando por participar desse culto, pelo horário e também para se ter tempo para uma visita ao santuário.

ALMOÇO
Uma comodidade a serviço desses romeiros é o almoço servido para os que residem em cidades da região, e querem melhor aproveitar o tempo para visitar outros locais em Santo Expedito. O almoço é servido logo após a missa, para todos que se interessarem, inclusive pessoas da cidade, ou que estejam de passagem. Alício Pereira, residente em Andradina, assegura que sempre passa por Santo Expedito a serviço e é exatamente no horário em que o almoço é servido. Assim ele aproveita, participa do almoço, sabendo que está colaborando para as obras do santuário. No mês passado ele esteve com toda a família.

VISITAS
As visitas de grupos a Santo Expedito estão retornando, conforme pode se perceber com o movimento de pessoas em carros com placas de municípios diversos. Segundo consta, os devotos de Santo Expedito se preocupam muito em estar presentes num solo dedicado a ele e, ainda mais quando é padroeiro da comunidade.

SIMPATIA
Muitos fiéis e devotos de Santo Expedito também recorrem a uma expressão da cultura popular no quesito fé, que é a simpatia, a busca de uma graça, seguindo um ritual executado pela própria pessoa, muito difundido na região nordeste do Brasil. Segundo folcloristas, as ações para se completar essa simpatia devem ser feitas com muita fé e demonstração de respeito, mesmo que seja algum ato que, aparentemente, nada tem em relação ao que se pretende alcançar.

SIMPATIA PARA CAUSAS URGENTES
Por ser considerado o santo das causas urgentes, esta simpatia não tem fase da lua ou data específica, mas deve ser feita por sete dias consecutivos:  Material - 14 velas brancas (duas por dia), dois pires, papel branco e caneta, sacolas plásticas. Modo de fazer: 1. A cada dia, escreva seu nome completo no papel e coloque-o embaixo de um dos pires. Acenda uma vela branca e coloque-a sobre o pires. 2. Passe a segunda vela branca (apagada) pelo corpo, imaginando que ela esteja absorvendo toda a energia negativa que está atrapalhando sua vida neste momento. 3. Quebre a vela em quantos pedaços você conseguir, mantendo-os unidos apenas pelo pavio, disponha no outro pires e acenda-a também. 4. Enquanto as duas velas queimam, reze sete vezes seguidas a Oração a Santo Expedito. Obs.: Caso a vela quebrada apague, não é preciso acendê-la novamente. Já a vela de pé com seu nome, caso apague, reacenda e deixe queimar até o fim. Coloque os restos de vela em sacola plástica e jogue fora. Retire completamente a cera dos pires antes de fazer a simpatia novamente no dia seguinte.

SANTO EXPEDITO PEREGRINO
No próximo sábado, a imagem de Santo Expedito Peregrino estará em Presidente Prudente no Bairro Milênio. Esse trabalho de fé é feito para contemplar com as graças do santo, todos os fiéis que têm fé e veneração para aquele que se acredita ser das causas urgentes. As comunidades interessadas podem entrar em contato com a Secretaria Paroquial pelo fone (18) 3267-1177.

FÉ EM TROVAS
O Pão que aumenta a fé
E fortalece o espírito
Chega ao coração do fiel
O Pão de Santo Expedito
        (José Costa)

Publicidade

Veja também