Pais protestam contra fechamento do CEI Lar dos Meninos

Entidade informou que a iniciativa de optar pelo serviço de acolhimento e parar com a educação básica do Centro de Educação Infantil, agora, tem o intuito de não comprometer a entidade como um todo

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/10/2020
Horário 04:00
Weverson Nascimento - Pais e responsáveis se uniram em protesto contra o fechamento do Centro de Educação Infantil
Weverson Nascimento - Pais e responsáveis se uniram em protesto contra o fechamento do Centro de Educação Infantil

A Sociedade Civil Lar dos Meninos de Presidente Prudente comunicou, na tarde de ontem, o encerramento das atividades do CEI (Centro de Educação Infantil) São Vicente Pallotti, em 2021. Por meio das redes sociais, a entidade informou que a iniciativa de optar pelo serviço de acolhimento e parar com a educação básica, agora, tem o intuito de não comprometer a entidade como um todo. Em nota, a Prefeitura informou que a decisão pelo encerramento do contrato partiu da entidade e que todas as crianças matriculadas no centro de educação infantil terão vaga garantida em unidades de ensino da rede municipal próximas de suas residências. A tarde foi marcada por um protesto pacífico promovido pelos pais contra o fim das atividades na instituição.
De acordo com a entidade, a mesma manteve por 22 anos o atendimento da creche, sempre colaborando financeiramente com valores financeiros expressivos. “Até o momento, a entidade conseguiu, a duras penas, canalizar recursos para a continuidade dos atendimentos. Sabemos que os recursos públicos nunca irão subsidiar todas as despesas da entidade”, explicou a diretoria. “Assim sendo, a partir de 2021 o Lar dos Meninos irá demandar esforços para permanecer com o serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, acrescentou.

Encerramento das atividades

Na tarde de ontem, a reportagem compareceu em frente à entidade e conversou com famílias beneficiadas pelas atividades do Centro de Educação Infantil, que alegam terem sido pegas de surpresa sobre o encerramento das atividades. Segundo a dona de casa Larissa de Freitas Pereira, o filho de 3 anos ingressou no ensino no início deste ano, mas logo foi “atingido” pelos reflexos da pandemia. Na manhã de ontem, portanto, ela soube, através de um grupo de mães, sobre o fim das atividades em 2021. Para ela, o filho ser inserido em outra unidade é um “empecilho”, pois o CEI do Lar dos Meninos é o mais próximo da sua residência, localizada no Residencial Maré Mansa. “É lamentável não só por mim, mas por todas as mães que precisam e que dependem da creche. Afinal, já é bem burocrático conseguir uma vaga e ainda tem muita gente na fila esperando”, explica.  
A funcionária pública Evelize Regina de Oliveira Neves tem a filha de 2 anos e 10 meses matriculada na instituição e, segundo ela, a unidade é essencial para o atendimento. “Eu sempre ouvi falar muito bem desta escola e quando me mudei para o bairro, vi que realmente é um lugar seguro, e que a gente sente confiança em deixar nossos filhos. Eu não quero que feche, eu confio demais nesta escola, nos profissionais, pois vejo que o atendimento é diferenciado”, afirma. A mãe deseja que unidade continue atendendo a educação básica não somente pela filha, mas por várias famílias que se beneficiam do atendimento e não têm que com quem deixar seus filhos. 
De acordo com o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente, Ricardo Araújo, que esteve presente no ato pacífico dos pais, o primeiro prejuízo é saber para onde vão as crianças atendidas pelo CEI, ou seja, onde elas serão “alocadas”, principalmente, a pessoa com deficiência. “O município conta com uma ampla rede de atendimento à pessoa com deficiência, mas nesse primeiro momento, qual a creche que estaria preparada para receber essas crianças? Qualquer mudança poderá resultar não somente em prejuízos com deslocamento e educação dos atendidos, mas também aos pais e responsáveis”, frisou. 
O papel da comissão no ato, segundo o presidente, é solicitar esclarecimentos com relação ao fechamento. “A OAB se preocupa também em saber qual o posicionamento que a creche possui frente à situação e por qual motivo resultou este fechamento. Até então a informação de alguns pais é que ninguém recebeu qualquer tipo de aviso sobre o fim das atividades. Então, todos foram surpreendidos, não sabendo ao certo para onde vão, o que vão fazer, e como ficarão essas crianças daqui para frente”, completou. 

Renovação de contrato

Em nota, a Prefeitura informou que a decisão pelo encerramento do contrato partiu da entidade. “Em ofício enviado em agosto à Prefeitura, a Sociedade Civil Lar dos Meninos informou que não renovaria a parceria com o município para o ano letivo de 2021. Além disso, a instituição alega que perdeu importantes colaboradores e diz que concentrará esforços de trabalho no serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”.
Diante disso, a Prefeitura pontua que apresentou uma contraproposta para que a unidade fosse mantida aberta e, que, no início deste mês, a entidade reforçou que manteria a decisão de encerrar as atividades da creche. A Prefeitura comunica ainda que assim que finalizar a projeção da unidade será realizada uma reunião com os pais para indicar a escola de destino de cada criança. São cerca de 160 alunos que permanecerão no ensino infantil e outros cerca de 60 que seguirão para o ensino fundamental.

Foto: Weverson Nascimento

pais protestam contra fechamento da creche lar dos meninos em presidente prudente
Ricardo, da OAB, se preocupa com prejuízos que fechamento pode causar às crianças e pais 

SAIBA MAIS

Alunos do Lar dos Meninos terão vaga garantida nas escolas municipais, diz Prefeitura

Após 22 anos, creche do Lar dos Meninos encerra atividades em Prudente

Publicidade

Veja também